IBELT Experience - Innovation Yellow Belt In Company

O Yellow Belt In Company compõe o Sistema IBELT de Educação Corporativa, uma experiência imersiva, com metodologia própria, desenvolvida com base nos 25 anos de atuação no campo da Gestão de Processos. Muito mais que um simples curso de processos, é um DINAMIZADOR DE INOVAÇÃO que se baseia em três princípios:

I) Laboratório de aprendizagem, em que as pessoas aprendem fazendo e fazem aprendendo;

lI) Aceleradora da inovação, com rápida e profunda geração de ideias incrementais e disruptivas;

III) Certificação IBELT dos participantes como Gestores da Inovação.

O programa aplica um conjunto de técnicas de vanguarda que asseguram a geração rápida e efetiva de protótipos em sessões imersivas de trabalho, com base em desafios previamente estabelecidos pela Organização. Combinando educação e consultoria, a base técnica do Dinamizador se apoia nos seguintes conceitos: Lean Startup, Politécnico de Milano (Design Driven Innovation), Design Thinking, Design Sprint, Oceano Azul, Canvas Business Model, Técnicas do Vale do Silício e Jornada do Cliente. Os protótipos desenvolvidos pelos participantes serão apresentados para uma banca mista, formada pelos diretores da Organização e da Pieracciani, e, se aprovados, seguem o fluxo do pipeline de projetos de inovação. Os participantes capacitados, por sua vez, são certificados no nível IYB – Innovation Yellow Belt.  

Público-alvo

Pequenas, médias e grandes empresas que já tenham a cultura de inovação em seu dia-a-dia ou queiram iniciar esse processo com um curso de processos gerenciais.

Carga horária

96 horas 

O número de horas do programa pode variar em função da necessidade do cliente, da complexidade do desafio proposto e do grau de maturidade da cultura de inovação na Organização.

Conteúdo programático

ESTRATÉGIA: onde queremos chegar por meio da inovação.

  •   A importância do desenvolvimento de estratégias de inovação com base nos aspectos de mercado, tecnológicos e de experiências/significados, por meio da aplicação prática de ferramentas em casos reais.
PROCESSOS

Como transformar ideias em projetos de inovação.    

  •   Entendimento da interligação entre as áreas e atividades, possibilitando uma visão completa de todos os processos que compõem a Gestão da Inovação.  
  • Visão de um processo estruturado que serve como referência para as organizações que querem inovar. 
  • Criação de um senso de “apoderamento” dos processos: protagonismo na inovação.
PESSOAS

Como se mobilizar e mobilizar os colaboradores para a inovação, liberando o máximo da capacidade de inovar de cada um.

  •   Mente Aberta: estimular nos participantes a capacidade de interpretarem diferentes situações criando possibilidades contínuas do uso da inovação para vencer os desafios enfrentados pela organização.
  • DNA dos Inovadores: possibilitar que os participantes se descubram inovadores (inovação ao alcance de todos).
  • Innovation Styles: a descoberta pelos participantes das predominâncias de seus perfis inovadores (Visionário, Explorador, Experimentador e Modificador).
ECOSSISTEMA

Como fortalecer as relações internas e externas para obter recursos e conhecimentos que acelerem a inovação.

  • Entender como funciona o ecossistema da inovação; o que é Inovação Colaborativa ou Cooperativa; como estruturar um sistema interno de inovação na sua Organização; como obter recursos subvencionados para os seus projetos de inovação. Enfim, como aproveitar todos os feixes de relações e conexões nos ambientes interno e externo e nas esferas pública e privada.

Metodologia

Sessões de imersão; aulas expositivas; estudos de caso; cinelogia e exercícios práticos utilizando as ferramentas apresentadas.

 A certificação IBELT

É uma credencial profissional com duas graduações básicas: a de Capacitação e a de Realização. A evolução se dá por meio de um sistema de progressão em “faixas” com requisitos específicos de acesso. O nível adquirido no presente formato In Company é o IYB – Innovation Yellow Belt.

  

Outros Cursos

IBELT Experience – Innovation Yellow Belt | IBELT Experience – Innovation White Belt In Company | IBELT Saúde | Missão IBELT Experience 

Compartilhe o conteúdo!

Educadores

Armando Pereira

Armando Pereira

Melius Consulting

Armando Pereira Filho, administrador de empresas pela Universidade de São Paulo, MBA Executivo pelo INSPER, experiência de 32 anos na gestão de empresas, sendo 20 anos como CEO em empresas de diversos setores.

Bruno Schlup

Bruno Schlup

Gerente na Bunge Brasil

Formado em Eng. de Telecomunicações pela FURB, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Especialização em Gestão de Projetos de Inovação Tecnológica pela USP. Possui Certificação I-Belt e é ex-integrante do Centro de Referência em Inovação - CRI da Fundação Dom Cabral (2009-2014). Especialista em Gestão de Projetos e Inovação com mais de 8 anos de experiência.

Carlos Loureiro

Carlos Loureiro

Diretor da Unidade de Educação da Pieracciani

Economista, foi durante 16 anos Executivo das Organizações Globo, atuando inicialmente na Globopar (holding do Grupo), assumindo, em seguida a Direção Executiva de Recursos da Editora Globo, por 11 anos. Reúne e domina o pragmatismo da gestão diária dos negócios com o desenvolvimento de soluções empresariais inovadoras focadas no mercado e no ressignificado para os consumidores.

Daniel Rodrigues

Daniel Rodrigues

Gerente na Pieracciani

Gerente, especialista em gestão da inovação e educação corporativa. Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo e pela Escola Superior de Comércio de Marseille – Euromed (França). Nos últimos anos, Daniel tem liderado programas de Inovação Aberta, processos de Gestão da Inovação, de start-ups e formulação de estratégia e visão de futuro em empresas-líderes.

Francisco Tripodi

Francisco Tripodi

Sócio-diretor da Pieracciani

Administrador de Empresas, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV. Consultor especializado em gestão de projetos de Inovação Tecnológica, ferramentas e modelos de gestão. Implementou sistemas de gestão de portfólio e priorização de projetos. Coordenou o desenvolvimento do software de Gestão da Inovação, alinhado às exigências do MCTI e da Receita Federal.

Gláucia Costa

Gláucia Costa

Diretora de área de consultoria na Deloitte

Certificada Master Black Belt em inovação corporativa pela SGS é também professora do MBA da Fundação Dom Cabral para modelos estratégicos na era digital e membro do Centro Nacional de Referência em Inovação pela mesma instituição. Advisor e avaliadora de startups no ramo de infraestrutura e head de missões de conexão entre executivos brasileiros e o Vale do Silício.

Igor Souza

Igor Souza

Sócio na Improve Business

Fonoaudiólogo de formação, sócio da Improve Bussiness. Desenvolveu projetos de Design Thinking e Customer Experience para empresas como Givaudan, Unilever, Mondelez, Master Card, Banco Carrefour, DPaschoal, Mercedes-Benz, BMG entre outras. Defensor da cultura negra e apaixonado pelas suas raízes, é um gerador de conexões e acredita na transformação social por meio dos negócios.

Igor Veras

Igor Veras

Business Development Manager do Gruenbaum, Possinhas & Teixeira Intellectual Property

Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, head do escritório local do Gruenbaum, Possinhas & Teixeira Intellectual Property em São Paulo. Atua na área de propriedade intelectual desde 2014, desenvolvendo projetos de estratégia, proteção, gestão e defesa de ativos intangíveis. Participação como educador, palestrante e eventos na área de Propriedade Intelectual.

Julio Piccaro

Julio Piccaro

Sócio-diretor da Pieracciani

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, Julio atuou como gerente, assessor de diretoria e consultor junto aos segmentos metalúrgico, automobilístico, alimentos e bebidas, saúde e prestação de serviços. Desenvolveu projetos com empresas de diferentes segmentos na área de Gestão da Inovação, e atuou na consolidação da Norma Brasileira de P,D&I – ABNT NBR 16.501.

Tatiana Coelho

Tatiana Coelho

Fundadora da Improve Business

Conselheira de Startups, Professora na FIAP nos cursos do SHIFT, Corporate e MBA e tem experiências na Perestroika e Faculdade Impacta, além dos vários cursos in company executados pela sua consultoria. Desenvolveu projetos de Design Thinking e Customer Experience para empresas como Givaudan, Unilever, MasterCard, Banco Carrefour, DPaschoal, Mercedes-Benz, BMG entre outras.

Valter Pieracciani

Valter Pieracciani

Sócio Diretor da Pieracciani

Empresário, consultor, pesquisador e escritor. É especialista em modelos inovadores de gestão. Em 1992 fundou a Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, é sócio-diretor. Dirigiu mais de 500 projetos em companhias-líderes como Nestlé, Ambev, Pirelli, Avon, dentre outras.

Faça parte dessa tribo.

Ao deixar sua informação, receba o boletim Pieracciani.