Temer comemora aprovação do Rota 2030 e diz que medida vai gerar avanços

Em 08 de Novembro de 2018

Compartilhe o conteúdo!

Ao participar nesta quinta-feira (8) da abertura do Salão do Automóvel, o presidente da República, Michel Temer, comemorou a aprovação, pelo Congresso Nacional, do programa Rota 2030, que prevê um novo regime de incentivos à indústria automotiva. Na ocasião, o presidente também assinou um decreto que regulamenta regras e diretrizes do programa. 

Durante o evento, o presidente atribuiu a aprovação da medida à harmonia entre o poder público e a iniciativa privada. Para ele, a medida vai resultar em ganhos para o setor de automóveis e para a sociedade, já que o programa prevê investimentos, pelas montadoras, em pesquisa e inovação. 

“Deve-se a essa conjugação entre o setor produtivo e o Congresso Nacional, naturalmente por nosso intermédio [do Executivo], esta vitória”, disse o presidente. “Sem o Rota 2030 já houve avanço tecnológico; com ele, o avanço será muito maior”, avaliou.

Estímulos

Aprovado pela Câmara dos Deputados e, nesta quinta-feira (8), pelo Senado Federal, o programa Rota 2030 prevê a redução de tributos para o setor automotivo diante do cumprimento de contrapartidas que gerem mais investimentos em produtos e inovação.

Uma das medidas mais importantes instituídas pelo texto é a concessão de até R$ 1,5 bilhão em créditos tributários a empresas que investirem ao menos R$ 5 bilhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

A criação de um novo regime que organize investimentos e o regime tributário para a indústria automobilística é uma demanda antiga do setor, que voltou a crescer diante da retomada da economia nos últimos dois anos.

Fonte: Planalto

conteÚdos relacionados

Além das metas de eficiência energética e rotulagem veicular, estão previstas também no Rota 2030 diversas metas e compromissos

Saiba mais
O Rota 2030 pode ajudar na segurança veicular

Quando se trata de tendências, nós da Pieracciani acreditamos ser de extrema importância que todos tenham ciência do foco que as

Saiba mais
Quais são as startups que mudarão o mundo em 2019?

As fábricas de automóveis e caminhões, bem como as de seus componentes, vêm sendo continuamente otimizadas, quando não

Saiba mais
O Rota 2030 e a Engenharia do Processo Produtivo

O Ministério da Economia publicou em 12 de março a Portaria nº 86, que regulamenta os procedimentos para credenciamento de

Saiba mais
Governo publica portaria que regulamento conselho gestor e aportes financeiros do regime de autopeças