No último dia 02 de outubro de 2018, durante o 3º Workshop do Sistema de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano) foi lançado um novo programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para o desenvolvimento de nanotecnologia e indústria 4.0.
O Plano de Ação de Tecnologia Convergentes e Habilitadoras, parceria entre as agênicas: FINEP, CNPq, Instituto Brasileiro de Nanotecnologia (IBN) e do SisNano, irá definir estratégias para o desenvolvimento da nanotecnologia, da fotônica, de materiais avançados e da manufatura avançada no Brasil.
O plano visa atender algumas áreas prioritárias como saúde e meio ambiente, defesa e segurança pública; energia e mobilidade; agricultura; descoberta inteligente de novos materiais; e mapeamento geológico marinho.
Desde o ano passado o MCTIC volta sua atenção para a indústria, quando lançou em dezembro um programa voltado para estimular a tecnologia dentro das indústrias, segundo reportagem da revista exame (https://exame.abril.com.br/economia/governo-lanca-plano-para-estimular-tecnologia-dentro-da-industria/). O plano de “Manufatura Avançada”, tinha o objetivo de levar ao setor o conceito 4.0, com a incorporação de tecnologias como robótica, nanotecnologia de informação e internet das coisas ao processo produtivo.
O momento é mais do que propício para investimentos em indústria 4.0 e nanotecnologia e a Pieracciani e seu time de consultores, com mais de 26 anos de experiência em inovação pode ajudar as indústrias a participarem deste programa. Podemos atuar desde a identificação de projetos elegíveis ao programa até questões jurídicas e tributáveis, assim como outras ações necessária para o Programa.