Nanotecnologia é tratada como prioridade para MCTIC e FINEP

Por Patricia Valente, 05 de Outubro de 2018

Compartilhe o conteúdo!

No último dia 02 de outubro de 2018, durante o 3º Workshop do Sistema de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano) foi lançado um novo programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para o desenvolvimento de nanotecnologia e indústria 4.0.


O Plano de Ação de Tecnologia Convergentes e Habilitadoras, parceria entre as agênicas: FINEP, CNPq, Instituto Brasileiro de Nanotecnologia (IBN) e do SisNano, irá definir estratégias para o desenvolvimento da nanotecnologia, da fotônica, de materiais avançados e da manufatura avançada no Brasil.


O plano visa atender algumas áreas prioritárias como saúde e meio ambiente, defesa e segurança pública; energia e mobilidade; agricultura; descoberta inteligente de novos materiais; e mapeamento geológico marinho.


Desde o ano passado o MCTIC volta sua atenção para a indústria, quando lançou em dezembro um programa voltado para estimular a tecnologia dentro das indústrias, segundo reportagem da revista exame (https://exame.abril.com.br/economia/governo-lanca-plano-para-estimular-tecnologia-dentro-da-industria/). O plano de “Manufatura Avançada”, tinha o objetivo de levar ao setor o conceito 4.0, com a incorporação de tecnologias como robótica, nanotecnologia de informação e internet das coisas ao processo produtivo.

O momento é mais do que propício para investimentos em indústria 4.0 e nanotecnologia e a Pieracciani e seu time de consultores, com mais de 26 anos de experiência em inovação pode ajudar as indústrias a participarem deste programa. Podemos atuar desde a identificação de projetos elegíveis ao programa até questões jurídicas e tributáveis, assim como outras ações necessária para o Programa.

FONTES: Finep  MCTIC

Patricia Valente

Patricia Valente

Consultora da Área de Educação da Pieracciani

Consultora na área de Educação da Pieracciani, coordenadora dos cursos IBELT- capacitação e certificação de gestores da inovação e CEO STARTUP. Revisora Técnica do Livro Overcrowded – desenvolvendo produtos com significado em mundo repleto de ideias. Mestranda e Graduada em Engenharia de Materiais pela POLI -USP, com experiências anteriores em projetos Seis Sigma e elaboração de relatórios técnico

conteÚdos relacionados

Leia o artigo do Sócio Diretor da Pieracciani, Francisco Tripodi, publicado no E-book: O que levar em conta no planejamento

Saiba mais
O planejamento da inovação

Acompanhe a sequência de publicações a respeito de interpretação de dados e entenda como utilizá-los de forma assertiva

Saiba mais
Visualização de dados, o que é como utilizar

Kit Pieracciani Rota 2030, traz um diagnóstico individual que avalia o grau de maturidade empresarial para o programa

Saiba mais
Vale a pena se habilitar no Rota 2030?

Nesta segunda publicação da série: “O surf e o mundo corporativo”, abordaremos a importância de esvaziar a mente e as experiências

Saiba mais
O surf e o mundo corporativo: combinar trabalho e lazer melhora a produtividade