Incentivos da Lei do Bem ano-base 2020: ainda dá tempo!

Por Francisco Tripodi, 02 de Junho de 2021

Compartilhe o conteúdo!

Sua empresa ainda tem tempo hábil de utilizar os incentivos fiscais da Lei do Bem, referentes aos dispêndios realizados em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no ano-base 2020.

O benefício é muito significativo e pode afetar positivamente o caixa da sua empresa: estamos falando de até 27,2% do montante de dispêndios que pode retornar como renúncia fiscal de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Quais projetos hoje em dia geram um retorno de caixa imediato acima de 20%? Um cenário raro de ser encontrado.

Os pré-requisitos para aderir ao Programa e utilizar os incentivos fiscais são:

  1. Estar sob regime de Lucro Real;
  2. Ter lucro fiscal no ano-base 2020;
  3. Estar com as CNDs em dia;
  4. Ter projetos de P&D executados em 2020.

Já o prazo para cumprimento das obrigações acessórias a serem reportadas ao Governo é 31 de julho, até lá apoiaremos sua empresa a elaborar o Formulário de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FORMP,D&I) e enviar ao Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), correlacionando os dispêndios e incentivos ao preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (ECF).

Estamos no início do mês de junho, é hora de acelerar o ritmo e iniciar os trabalhos, pois o portfólio de P&D precisa ser estruturado, as descrições dos projetos, elaboradas, as horas dos pesquisadores, apontadas, os dispêndios incorridos, apurados e o formulário de prestação de contas, elaborado até 31 de julho.

Faça parte de um seleto grupo de empresas que utilizam todo o potencial de incentivos da Lei do Bem de forma segura!

A Pieracciani é uma empresa de consultoria especializada em #GestãodeInovação e gerencia programas de incentivos fiscais desde 1993 (antigo PDTI/PDTA). Contamos com um time multidisciplinar, especializado em Lei do Bem, que poderá fazer uma força tarefa e ajudar sua empresa a realizar todos os levantamentos necessários e utilizar os incentivos fiscais em no máximo 1 mês. Caso deseje obter maiores informações entre em contato conosco!

Vamos estender a conversa em nossas plataformas?! Deixo o convite para você acessar nossos canais e se informar sobre o assunto:

  • A Pieracciani possui mais de 26 anos de experiência. Desenvolvemos, implantamos e monitoramos soluções personalizadas para que sua empresa busque a máxima competitividade com o mínimo custo e investimento em inovação. Acompanhamos no dia a dia as oportunidades no Sistema Nacional de Inovação. Classificamos e qualificamos os projetos atuais e futuros de seu portfólio de acordo com as múltiplas linhas de incentivo e fomento. Estruturamos os documentos necessários, monitoramos os resultados e as prestações de contas ao longo dos projetos.
  • A Lei do Bem pode ser combinada com outras iniciativas de subvenção e apenas 1 projeto de P&D. Saiba mais entrando em contato conosco.

Francisco Tripodi

Francisco Tripodi

Sócio-diretor da Pieracciani

Administrador de Empresas, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV. Consultor especializado em gestão de projetos de Inovação Tecnológica, ferramentas e modelos de gestão. Implementou sistemas de gestão de portfólio e priorização de projetos. Coordenou o desenvolvimento do software de Gestão da Inovação, alinhado às exigências do MCTI e da Receita Federal.

conteÚdos relacionados

O segredo para impulsionar e utilizar todo o potencial do Programa é a capacitação de pessoas.

Saiba mais
O valor do capital humano para a Lei do Bem

Muitas pessoas são resistentes às mudanças, mas e quando a mudança deve fazer parte da inovação da sua empresa?

Saiba mais
Change Management: mudanças que geram oportunidades

Conheça a diferença e os principais conceitos de aplicação da inovação aberta e fechada

Saiba mais
Inovação Aberta x Inovação Fechada

Um workshop para resolver grandes problemas e tomar decisões.

Saiba mais
Lightning Decision Jam

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.