Design Sprint: Saiba como acelerar o desenvolvimento de um projeto

Em 15 de Abril de 2021

Compartilhe o conteúdo!

Você tem um projeto complexo e pouco tempo para fazer? Talvez agora seja o momento perfeito para se fazer um Sprint.

O Sprint é um projeto único de 5 dias para resolver questões críticas por meio de protótipos e testes de ideias com os clientes. Então, se não há muito tempo para se obter respostas, concordamos que este é o método perfeito para dar aquela acelerada no projeto.

Existem muitas metodologias que são tão boas quanto, a questão é que nem sempre há tempo hábil para todos se familiarizarem sobre o funcionamento sem perder muito tempo. Quer saber como o Sprint é diferente? Vamos lá!

Design Sprint: Como funciona?

O Design Sprint é um método muito poderoso para desenvolver ideias e/ou resolver problemas. Para aqueles que têm ideias no papel e precisam de uma resposta rápida, aqui é o lugar certo.

A proposta do Design Sprint é acelerar o desenvolvimento de um projeto em 5 dias. Então, a primeira coisa a se fazer é separar 5 dias consecutivos para que a equipe possa trabalhar sem interrupção.

Cada dia é específico para se trabalhar um ponto diferente do projeto, portanto, nada de pular etapas, você deve seguir o passo a passo para que o desenvolvimento do projeto seja feito com sucesso.

Design Sprint: Passo a Passo

Vejam abaixo as ações que deverão ser realizadas por cada dia:

Segunda-feira
  1. Defina objetivos de curto e longo prazo;
  2. Analise todos os pontos negativos;
  3. Crie um mapa com atores (clientes, equipes de venda etc.), com o fim (como se dará o final: venda? compra?), adicione palavras e setas no meio do mapa para melhor visualização, limite o mapa a 5 fases e peça ajuda dos integrantes da equipe para fazê-lo.
Terça-feira

Com as questões do projeto, é hora de buscar soluções. Faça um esboço em 4 etapas:

  1. Anote tudo;
  2. Qualquer ideia é válida;
  3. Crazy 8s: é uma atividade para gerar 8 ideias em 8 minutos. Pegue um papel de folha A4 e dobre-a três vezes ao meio para ficar em 8 partes. Em cada parte, anote uma ideia gerada;
  4. Faça um esboço que contenha as melhores ideias com detalhes, todas deverão ser julgadas por todos os integrantes em no máximo 30 minutos.
Quarta-feira

É hora de escolher a melhor solução do esboço, analisando a que tem melhor chance de ser utilizada a longo prazo. A equipe deve fazer um Storyboard, que é um plano para um protótipo em um passo a passo.

Nele, há vários painéis conectados e que devem contar uma história até a finalização do protótipo. Tente ser objetivo cronometrando a história por até 15 minutos.

Quinta-feira

Agora é a hora de realizar o protótipo. Lembrando que o protótipo deve ser feito como algo provisório, é só o bastante para aprender e ter uma noção real do projeto.

Sexta-feira

Com o protótipo, é hora de apresentá-lo aos clientes, aprenda com as reações deles. Entreviste-os sobre o protótipo, faça perguntas pertinentes e demonstre de forma detalhada como funcionará na prática. Depois, analise todas as respostas sobre as impressões gerais do cliente.

Conclusão

Rápido? Sim, mas durante a semana que for realizado o Sprint, é importantíssimo que o time esteja focado naquele projeto, por isso, desmarquem reuniões, redirecionem e-mails para outro momento etc.

O Design Sprint é uma das metodologias que a Pieracciani trabalha em seus cursos, consultorias e entre outras atividades. Se você gostou e quer saber mais sobre essa ou sobre outras metodologias, entre em contato conosco.

conteÚdos relacionados

Leia o artigo de nossos especialistas e entenda como o time de SAC e UX podem trabalhar juntos pela experiência do cliente

Saiba mais
Como o SAC pode potencializar a UX?

O Vale do Silício é o polo das principais empresas de tecnologia e inovação do mundo.

Saiba mais
Técnicas do Vale do Silício: Conheça algumas das maiores estratégias de inovação do mundo

A Lei de Informática (Lei Nº 8.248/1991) é um instrumento fornecido pelo Governo Federal do Brasil

Saiba mais
Lei de Informática: Conheça os incentivos fiscais para empresas do setor da tecnologia da informação e comunicação

O tratamento de resíduos sólidos ainda é um grande desafio para a humanidade.

Saiba mais
Tecnologia e inovação no tratamento de resíduos sólidos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.