Você conhece a técnica dos seis chapéus?

Por Pieracciani, 09 de Março de 2021

Compartilhe o conteúdo!

Muitas vezes temos dificuldades em tomar decisões, pois temos que lidar simultaneamente com emoções, fatos, lógica, criatividade etc.Para facilitar este processo, apresentamos a seguir a técnica dos seis chapéus.

Dr. Edward Bono, psicólogo inglês, estudou sobre o funcionamento do cérebro na tomada de decisões, percebendo que este visualiza prós, contras, emoções, criatividade, tudo ao mesmo tempo, causando uma grande confusão.

Por isso, propôs a técnica dos seis chapéus para melhorar a capacidade das pessoas pensarem, estimulando-as a raciocinar de uma forma mais orientada e produtiva. Esta técnica ganhou notoriedade em grandes corporações, e aqui na Pieracciani utilizamos para geração de ideias e tomada de decisão.

A técnica dos seis chapéus: Como funciona?

A técnica dos seis chapéus estimula as pessoas a utilizarem vários tipos de raciocínio de forma sistemática e disciplinada. Dr. Edward Bono utilizou o chapéu como um símbolo de raciocínio, pois não são fixos e nem permanentes.

Para este exercício, associa-se uma cor a cada tipo de raciocínio e a cada ação a ser realizada, as cores são: branco, vermelho, preto, amarelo, verde e azul. 

Geralmente esta técnica é proposta em grupo para que todos analisem o problema do mesmo ponto, ou seja, pensamento de forma lateral. Veja o que cada cor significa:

  1. Chapéu branco: Dados e fatos, sendo um objetivo neutro. Questões fundamentais: Quais informações temos? Que informações faltam? Como obter as informações necessárias?

  2. Chapéu vermelho: Emoções, sentimento, intuições etc. Permitindo que os componentes liberem as impressões pessoais, suas intuições, sem precisar de justificativa.

  3. Chapéu preto: Prudência, prevenção, cautela, razão e lógica. As questões que podem ser abordadas são: Isto é verdadeiro? Existe alguma articulação com os dados disponíveis? Vai ter algum resultado? Quais os problemas e as desvantagens?

  4. Chapéu amarelo: Vantagens, benefícios, ganhos, esperança e otimismo. Pensamento construtivo para buscar soluções. As questões são: Quais as vantagens? Quem será beneficiado? Vale a pena seguir esse caminho?

  5. Chapéu verde: Criatividade, crescimento, energia, novas ideias etc. Liberdade de pensamento com ênfase na inovação. As utilizações possíveis são: exploração, propostas e sugestões, alternativas, novas ideias e provocações.

  6. Chapéu azul: Define os objetivos, possui uma função de controle e monitora os outros chapéus, no final, resume o que foi proposto. Questões possíveis: Em que ponto estamos? O que faremos em seguida? Qual é o próximo chapéu da sequência? Síntese e observações?

É interessante que sigam o seguinte fluxo: Chapéu azul (5min); Chapéu branco (20min); Chapéu vermelho (5min); Chapéu preto (10min.) Chapéu amarelo (10min); Chapéu verde (20min); Chapéu vermelho (5min); Chapéu azul (5min).

Quais os benefícios da técnica dos seis chapéus?

Quando utilizamos um tipo de raciocínio diferente em momentos diferentes, acabamos por potencializar o funcionamento de cada um deles. Assim, evitamos misturar emoções com informações, ao mesmo tempo que avaliamos cada situação.

O ideal é que a técnica seja utilizada para gerar novas ideias, encontrar novas soluções ou tomar decisões. Não necessariamente precisa ser utilizada apenas no contexto empresarial, mas pode ser aplicada em outros contextos também.

O importante é que se analise cada ponto apresentado a fim de que várias mentes pensem e tenham visões diferentes sobre o mesmo assunto.

Conclusão

Gostou da técnica dos seis chapéus? É um método muito interessante e útil para a tomada de decisões. É, por isso, que a Pieracciani, ao longo dos anos, vem estudando e comprovando as melhores metodologias e técnicas para implementar e aprimorar a inovação em sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas.

 

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Você tem um projeto complexo e pouco tempo para fazer? Talvez agora seja o momento perfeito para se fazer um Sprint.

Saiba mais
Design Sprint: Saiba como acelerar o desenvolvimento de um projeto

A Lei de Informática (Lei Nº 8.248/1991) é um instrumento fornecido pelo Governo Federal do Brasil

Saiba mais
Lei de Informática: Conheça os incentivos fiscais para empresas do setor da tecnologia da informação e comunicação

O tratamento de resíduos sólidos ainda é um grande desafio para a humanidade.

Saiba mais
Tecnologia e inovação no tratamento de resíduos sólidos

UX vale à pena? Leia o artigo de nossos especialistas e aprenda a calcular o retorno sobre o valor investido em UX.

Saiba mais
ROI em UX

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.