Conheça os 4 perfis dos inovadores: Experimentador, Explorador, Visionário e Modificador

Por Pieracciani, 16 de Fevereiro de 2021

Compartilhe o conteúdo!

Ser inovador não significa ser uma pessoa única, ser alguém brilhante ou fantástico. Na realidade, ser inovador é um processo que pode ser aprendido e melhorado todos os dias.

Existem perfis que caracterizam o estilo de cada inovador de cada um. Leia este artigo para não apenas identificar o seu perfil, mas também aprimorar sua capacidade inovadora.

Se você se interessa por esse assunto, pode se interessar pelo curso A Verdadeira Mágica, com acesso a aulas, material complementar, exercícios práticos e interação com o instrutor e demais alunos sobre os perfis e atitudes dos inovadores.

Afinal, quais as características dos perfis inovadores?

Cada perfil inovador possui características que identificam sua forma de inovar, são elas:

1. Experimentador

São pessoas que buscam a combinação de elementos e fatores para criar algo novo. Buscam testar até mais do que inovar, sempre colocando suas teorias em prova e assumindo riscos em cada etapa.Se importam com os fatos, procuram informações e o que é necessário para se fazer algo. Desta forma, são pessoas que aprendem testando com diversas fontes por meio da inovação. São curiosos, práticos e possuem bom espírito de equipe.

2. Explorador

São questionadores e são movidos pelo impulso de descobrir o que não se pode criar. Buscam o novo e o desconhecido, sempre tendem a desafiar o convencional. São aventureiros, não gostam de rotinas e amam desafios.Geralmente utilizam o conhecimento que possuem como norteador, reúnem todas as informações para que possam analisar o problema por diversos ângulos, sempre procurando desafiar o tradicional.

3. Visionário

Enxerga o que os outros não veem, inclusive situações e realidades futuras que são melhores que as atuais. São pessoas com ideias fortes, criativas e inspiradoras, mesmo que não sejam possíveis de se realizar a curto prazo.São idealistas e buscam inspirações que os conduzam a decidir sobre os seus objetivos, além de focar em inovações que cumpram com estes objetivos. São persistentes, determinados, trabalhadores e visionários.

4. Modificador

Inovam usando como base algo que já foi realizado, porém, propondo melhorias. Suas inovações possuem riscos mais controlados e o foco é o sucesso a curto prazo.Procuram soluções aplicando métodos que já funcionaram. Sentem-se confortáveis com fatos e gostam de tomar decisões. São precisos, confiantes, eficientes e disciplinados.

Quais os benefícios de se saber qual o perfil predominante?

É interessante entendermos qual o nosso perfil como inovador para que possamos estar mais bem preparados, mais abertos e flexíveis para novas ideias. Ao entendermos qual o nosso perfil como inovador, podemos também identificar o perfil das pessoas que nos cercam, facilitando a combinação dos diferentes perfis e habilidades.Todos nós temos um pouco de cada perfil, mas normalmente existe um mais predominante entre os demais.No livro A Verdadeira Mágica, escrito por Valter Pieracciani, é apresentado de forma lúdica os quatro perfis inovadores. 

Conclusão

Neste artigo, conhecemos cada perfil inovador e suas principais características. Aprofunde-se no assunto, conheça A Verdadeira Mágica - O Curso, uma experiência que te ajudará a identificar o perfil e as atitudes dos inovadores, estimulando-as desde crianças e resgatando e preservando esse comportamento nos adultos, facilitando a criação de times de alta performance para inovação.

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

O segredo para impulsionar e utilizar todo o potencial do Programa é a capacitação de pessoas.

Saiba mais
O valor do capital humano para a Lei do Bem

Sua empresa ainda tem tempo hábil de utilizar os incentivos fiscais da Lei do Bem?

Saiba mais
Incentivos da Lei do Bem ano-base 2020: ainda dá tempo!

Muitas pessoas são resistentes às mudanças, mas e quando a mudança deve fazer parte da inovação da sua empresa?

Saiba mais
Change Management: mudanças que geram oportunidades

Conheça a diferença e os principais conceitos de aplicação da inovação aberta e fechada

Saiba mais
Inovação Aberta x Inovação Fechada

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.