Você conhece a estratégia do Oceano Azul?

Por Pieracciani, 09 de Fevereiro de 2021

Compartilhe o conteúdo!

A Estratégia do Oceano Azul é um livro escrito por W. Chan Kim e Renée Maubourgue que ensina a como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, sendo estas lições importantes para quem quer inovar. Os dois autores são professores do INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas) e começaram sua jornada em pesquisas enquanto um ainda professor, e o outro, aluno. Se você se interessa pela estratégia do Oceano Azul, pode se interessar também pelo Innovation Yellow Belt, nosso exclusivo curso e certificação para gestores da inovação, onde abordamos esta e outras estratégias de inovação. 

O que são Oceanos Azuis e Oceanos Vermelhos?

O livro apresenta dois conceitos: Oceanos Vermelhos e Oceanos Azuis. Os oceanos vermelhos representam os setores já existentes, onde a  concorrência é sangrenta, por isso, o vermelho.

Já os oceanos azuis, são os setores não existentes, simbolizando um espaço de mercado desconhecido ou de mercado inexplorado, tanto pela criação de demanda quanto pelo crescimento de lucro.
O livro apresenta o caso do Cirque du Soleil, cujas produções foram assistidas por mais de 40 milhões de pessoas, superando a receita do campeão mundial da indústria circense em mais de 100 anos de atividade, o Ringling Brothers and Barnum & Bailey Circus.
O Cirque du Soleil criou um novo espaço de mercado inexplorado, com características excepcionais, passando a focar não mais em crianças, mas em adultos e clientes empresariais.
A principal lição é que para se ter sucesso, as empresas devem parar de competir umas com as outras, passando a buscar mercados inexplorados. Assim como fez o Cirque du Soleil, a meta é buscar por Oceanos Azuis. 

Afinal, quais as estratégias do Oceano Azul? 

Como podemos sair da competição sangrenta dos oceanos vermelhos? Existem alguns princípios importantes para isso acontecer, são eles:  

  • Criar espaços de mercado inexplorados – Romper a fronteira tradicional das empresas, deixando de atuar em apenas um segmento, passando a atuar em mais de um segmento no mercado;
  • Romper “trade off” – O termo significa escolher entre vantagens de custo e diferenciação no mercado, ao rompê-lo, você manterá os dois e não apenas um ou outro; 
  • Criar uma curva de valor – A curva de valor compara uma empresa com as demais do mercado, sendo assim, esta curva deverá conter foco, singularidade e mensagem consistente;
  • Criar uma inovação de valor – O consumidor deve valorizar a inovação, mas esta inovação deve gerar lucro para a empresa.

Cada etapa deverá ser realizada de forma bem estruturada, sem dar foco à análise de  concorrência, mas buscando reconstruir as fronteiras do mercado e a estrutura do setor.

Conclusão

 Os princípios abordados são importantes para quebrar com os paradigmas do mercado que se baseia na livre concorrência, sendo necessário que saiamos do Oceano Vermelho e passemos para o Oceano Azul de novas possibilidades. Nós, da Pieracciani, convidamos você para conhecer de uma forma mais completa e aprofundada a Estratégia do Oceano Azul, abordada, dentre outras, no curso Innovation Belt (I Belt). Para saber mais sobre o curso, acesse o site.  

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

O segredo para impulsionar e utilizar todo o potencial do Programa é a capacitação de pessoas.

Saiba mais
O valor do capital humano para a Lei do Bem

Sua empresa ainda tem tempo hábil de utilizar os incentivos fiscais da Lei do Bem?

Saiba mais
Incentivos da Lei do Bem ano-base 2020: ainda dá tempo!

Muitas pessoas são resistentes às mudanças, mas e quando a mudança deve fazer parte da inovação da sua empresa?

Saiba mais
Change Management: mudanças que geram oportunidades

Conheça a diferença e os principais conceitos de aplicação da inovação aberta e fechada

Saiba mais
Inovação Aberta x Inovação Fechada

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.