Inovação feminina: Conheça algumas mulheres que inspiraram nossa história

Por Pieracciani, 12 de Janeiro de 2021

Compartilhe o conteúdo!

“Eu não sabia que havia portas fechadas para mim até que comecei a bater nelas.” Esta é a frase de Gertrude B. Elion, talvez a representação exata dos problemas enfrentados para se reconhecer a inovação feminina.

Ao longo da história, nos deparamos com diversas personalidades masculinas que inovaram em diversos campos. Talvez se perguntarmos qual a colaboração feminina nisso, muitos não saberão responder.

De fato, as mulheres tiveram pouca ou nenhuma visibilidade como autoridades que estão presentes em áreas científicas, literárias, políticas etc. A fim de corrigir um pouco deste erro da história, falaremos destas mulheres neste artigo.

 

As grandes mulheres que representam a inovação feminina na História

Mesmo quando tudo não conspirava a seu favor, muitas mulheres conseguiram feitos impressionantes. São mulheres além de seu tempo, que não se acomodaram e se tornaram protagonistas de suas vidas.

Muitas personalidades femininas trouxeram para nós, uma infinidade de descobertas importantes para a humanidade, e serão elas que você irá conhecer a partir de agora:

 

1.    Marie Curie (1867 – 1934)

Conhecida como mãe da física moderna, Marie Curie é conhecida mundialmente por sua pesquisa sobre a radioatividade, além de descobrir elementos como polônio e rádio e conseguir isolar os isótopos destes elementos. Primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel, tanto de química quanto de física.

 

2.     Rosalind Franklin (1920 – 1958)

Juntamente com Watson e Crick, ela ajudou a descobrir a estrutura do DNA, embora não seja quase mencionado. Doutora em Física e Química, dominava as técnicas de cristalografia de raios-x, por meio delas, conseguiu imagens do DNA.

 

3.    Gertrude Belle Elion (1918 – 1999)

Sendo bioquímica e farmacologista, mesmo sendo especialista no tratamento de doenças como leucemia e gota, em parceria com dois pesquisadores, ela ajudou a desenvolver medicamentos contra a Aids, por conta disso, ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 1988.

 

4.    Nise da Silveira (1905 – 1999)

Psiquiatra que se tornou contrária aos métodos de tratamento comuns em sua época. Tornou-se pioneira nas pesquisas das relações emocionais entre pacientes e animais. 

 

5.    Katherine Johnson (1918 – 2020)

Formada em matemática e em francês, começou a trabalhar no comitê que se tornaria hoje a NASA. Sendo responsável pelo cálculo que permitiu que o astronauta John Glenn orbitasse a Terra. Além disso, sua contribuição foi importante para calcular a trajetória do voo do Apollo 11.

 

A importância da equidade de gêneros para o futuro

Apesar de todas as vozes terem sido caladas ao longo do tempo, muitas mulheres conseguiram, mesmo sufocadas, dar um grito de liberdade e demonstrar o seu protagonismo para a história.

Aqui citamos apenas algumas mulheres que são referências como mulheres inovadoras, mas existem outras que também estão nos anais da história, e muitas que tiveram suas descobertas roubadas por seus colegas homens.

Além disso, existiram muitas escritoras que usavam codinomes masculinos para que seus escritos conseguissem ser publicados, devido ao preconceito em relação às mulheres que não eram apenas donas de casa.

Enfim, existem muitas histórias de mulheres que se superaram, foram corajosas, seguiram seus sonhos e fizeram a diferença em um mundo que priorizou apenas os homens.

Devemos incentivar a equidade não só de gênero, mas a diversidade de forma geral. Afinal, inovar pressupõe diversidade.

 

Conclusão

Conhecemos a história de algumas mulheres inovadoras em nossa história, mas é importante que continuemos a batalhar para que outras sejam protagonistas de suas vidas.Pensando nisso, a Pieracciani, signatária dos WEPs (Princípios de Empoderamento Feminino da ONU), incentiva a inovação feminina como forma de promover a equidade de gêneros em todos os campos da inovação.

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Conheça os graus de inovação

Saiba mais
Os diferentes graus de inovação: Para que servem e como utilizá-los?

Você sabia que existem vários tipos de inovação? Sim, existem quatro tipos de inovação, conheça-as neste artigo!

Saiba mais
Principais tipos de inovação: Saiba qual a mais adequada para a sua organização

Ainda dá tempo de usar a Lei do Bem para o ano-base 2020? Confira neste post nossa visão...

Saiba mais
O fim do ano chegou. Como estão contabilizados os dispêndios e benefícios do ano-base 2020?

As metodologias ágeis surgiram da indústria de software e se disseminaram para o mundo dos negócios

Saiba mais
Metodologias Ágeis: O que são e como funcionam?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.