Principais tipos de inovação: Saiba qual a mais adequada para a sua organização

Por Pieracciani, 08 de Janeiro de 2021

Compartilhe o conteúdo!

Você sabia que existem vários tipos de inovação? Comumente as pessoas acham que inovação é apenas a tecnológica, mas neste artigo explicaremos quais os tipos de inovação existentes no mercado.

Certamente, depois de identificar os tipos de inovação existentes no mercado, você será capaz de identificar qual  tipo será mais adequado para trabalhar em sua organização, ou mesmo, quais os tipos.

Não necessariamente a empresa precisa escolher um tipo específico, mas, dependendo do que se pretende realizar, pode-se implementar mais de um tipo de inovação. Vamos lá?

 

Afinal, quais são os tipos de inovação?

Inicialmente precisamos entender um pouco sobre o que é inovação. A inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço), de um processo ou de um método que seja novo ou significativamente melhorado.

Enfatizamos que será considerada inovação apenas se esta for implementada, ou seja, apenas quando o produto estiver no mercado, ou mesmo, quando o processo ou o método estiver sendo utilizado nas operações da organização.

Agora que sabemos a definição, podemos esclarecer quais os tipos de inovação existem, são elas:

  1. Inovação de produto – Refere-se à introdução de um bem/serviço novo ou com melhoramentos significativos nas características funcionais ou de uso destes produtos. É importante especificar que os melhoramentos significativos se referem às mudanças em materiais, componentes, entre outras características que promovam melhorias em seu desempenho.
  2. Inovação de processo – Refere-se à introdução de um método de produção ou distribuição novo ou com melhoramentos significativos. As mudanças significativas são técnicas, equipamentos ou softwares. O principal intuito da introdução de um novo ou melhorado método que possam aprimorar a produção ou a distribuição pode ser a redução de custos e a melhoria na qualidade.
  3. Inovação de marketing – Refere-se à introdução de um novo método de marketing promovendo mudanças significativas na concepção do produto ou na embalagem, na alocação do produto, promoção ou preço. Geralmente visam melhor atender às necessidades dos clientes, como também, à abertura de novos mercados ou quando for para aumentar o volume das vendas.
  4. Inovação organizacional – Refere-se à introdução de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, nos processos administrativos ou nas relações externas. Objetiva melhorias de desempenho por meio da desburocratização de processos, redução de custos administrativos ou de transação, além promover melhorias no clima organizacional da empresa.

 

Quais são as formas de aplicação da inovação?

Agora que sabemos quais os tipos de inovação, o próximo passo será escolher a forma de aplicação para cada uma delas em sua organização, pois não é obrigatório escolher apenas uma específica.

As formas de aplicação são:

  1. Radical – É uma mudança total e visível, talvez o conceito clássico que temos em mente do que é inovação. Afinal, sempre que pensamos a respeito, pensamos em algo que irá mudar todas as estruturas;
  2. Disruptiva – É uma mudança que não é visível, pois geralmente tem o intuito de lançar algo que desestabiliza os concorrentes, transformando determinados produtos até em obsoletos;
  3. Incremental – Talvez a mais utilizada, pois é a proposta de uma mudança gradual e periódica, ideal para as empresas que pretendem melhorar seus produtos, por exemplo.

A forma que você pretende aplicar em sua empresa dirá muito sobre como sua empresa se apresentará ao mercado. Obviamente que não a define completamente, mas certamente deixará a marca da empresa registrada.

 

Conclusão

Os tipos de inovação, como também, as formas, são instrumentos para definir sua identidade como organização no mercado. Escolha, portanto, a que mais for adequada para a inovação que pretende realizar, afinal o importante é inovar.

 

Quer continuar a conversa?
Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Você tem um projeto complexo e pouco tempo para fazer? Talvez agora seja o momento perfeito para se fazer um Sprint.

Saiba mais
Design Sprint: Saiba como acelerar o desenvolvimento de um projeto

A Lei de Informática (Lei Nº 8.248/1991) é um instrumento fornecido pelo Governo Federal do Brasil

Saiba mais
Lei de Informática: Conheça os incentivos fiscais para empresas do setor da tecnologia da informação e comunicação

O tratamento de resíduos sólidos ainda é um grande desafio para a humanidade.

Saiba mais
Tecnologia e inovação no tratamento de resíduos sólidos

UX vale à pena? Leia o artigo de nossos especialistas e aprenda a calcular o retorno sobre o valor investido em UX.

Saiba mais
ROI em UX

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.