As metodologias ágeis surgiram da indústria de software e se disseminaram para o mundo dos negócios, pois elas focam em resolver problemas complexos de maneira mais eficiente.Neste artigo, buscamos apresentar informações concisas que podem ajudar as empresas a se beneficiarem da adoção de práticas das metodologias ágeis e revolucionarem seus processos de gestão.
O que são as metodologias ágeis?
Estamos vivendo um momento em que a informação e a tecnologia avançam exponencialmente. Diante da transformação digital que estamos acompanhando, devemos imaginar que os processos de uma forma geral devem seguir o mesmo fluxo.
Pensando nisso, em 2001, um grupo de desenvolvedores de software se reuniu em Utah, nos EUA, para debater o futuro do desenvolvimento de softwares, baseando-se em suas vivências.
Com isso, surgiu um manifesto ágil que apresenta 4 fundamentos-chave do manifesto e 12 princípios norteadores das metodologias ágeis.
Os fundamentos-chave do manifesto ágil são:
- Indivíduos e interações são mais importantes do que processos e ferramentas;
- Software funcionando é mais importante do que documentação;
- Colaboração com o consumidor mais importante do que negociação de contratos;
- Resposta às mudanças é mais importante do que seguir um plano.
O principal objetivo destas metodologias ágeis é a maximização dos trabalhos das equipes de projetos, como também, dos resultados que são gerados a partir destes projetos.
Quais as principais metodologias ágeis?
Agora veremos quais as principais metodologias ágeis que estão atualmente no mercado, são elas:
- Scrum
É a metodologia mais utilizada atualmente. O termo “Scrum” remete ao reinício de uma jogada do Rugby, nela, os jogadores dos dois times juntam as cabeças abaixadas e se empurram para conseguir a bola.
O processo é dividido em ciclos de 1 a 4 semanas, chamados sprints, e as ações a serem implementadas são colocadas em uma lista de pendências, chamada backlog. Há também um importante personagem que é o Scrum Master, ele é responsável por orientar a equipe em relação ao Scrum.
A todo início de ciclo é realizada uma reunião de planejamento, sendo que o product owner prioriza os itens do backlog e a equipe verifica as atividades que são possíveis de se realizar no próximo sprint. Ao longo do projeto, a equipe faz reuniões diárias para acompanhamento e alinhamento.
No final do sprint, a equipe realiza a revisão do sprint (para inspecionar o incremento do produto), a retrospectiva do sprint (para que o time possa inspecionar a si mesmo e identificar oportunidades de melhoria) e, após esses dois eventos, o time está pronto para planejar o próximo sprint.
- SAFe (Scaled Agile Framework)
Basicamente, esta metodologia reúne as práticas que mais obtiveram sucesso em termos de metodologias ágeis. Sua base contém princípios do Scrum, XP (Extreme Programming) e o Lean. É um método que está em constante evolução.
O SAFe fornece um conjunto de práticas que se estende aos níveis estratégico, tático e operacional, possibilitando que a cada ciclo todos os níveis realizem as tarefas necessárias.
Tem um funcionamento um pouco diferente dos sprints do Scrum, pois o incremento final do programa é realizado em 75 dias. Sendo dividido em 5 sprints de 15 dias que representam um Agile Release Train. A quantidade de dias não é fixa, dependerá do tipo de projeto.
- FDD (Feature Driven Development)
É um método focado em promover o desenvolvimento por funcionalidade, tendo sua praticidade comprovada em projetos iniciais ou projetos com codificações existentes. É um método que funciona muito bem com a metodologia Scrum.
Basicamente foca em partes para expandir para o todo, pois é a partir da concordância de todas as equipes é que se entenderá que o modelo estará pronto. A cada fase concluída é necessário um relatório para se manter o controle.
Conclusão
Sabendo o quanto as metodologias ágeis são eficazes na solução de problemas mais complexos e que há muitas metodologias existentes. Você escolheu a sua?
Quer continuar a conversa?
Entre em contato conosco pelo WhatsApp!