Adapte-se ou desapareça! Assim como a teoria evolucionista de Darwin afirmava que para sobreviver era necessário se adaptar, também afirmamos que as empresas precisam se adaptar aos novos tempos para sobreviver.
Quando afirmamos que é necessário a adaptação aos novos tempos, estamos nos referindo à necessidade de sair da zona de conforto, da necessidade de inovar, de arriscar, de simplesmente acompanhar o fluxo das inovações das grandes empresas.
A partir do momento em que as empresas param no tempo, que se acomodam com o seu jeito habitual de trabalhar, quando não procuram se atualizar, estarão fadadas ao desaparecimento.
A teoria evolucionista de Darwin é amplamente conhecida para explicar a origem e evolução das espécies.
De acordo com a teoria, os organismos mudam ao longo do tempo e o meio, por ação da seleção natural, seleciona os organismos mais adaptados, os quais apresentam maior chance de deixar descendentes.
Assim, para sobreviver em meio a tantas situações e obstáculos, as espécies se adaptam e, por isso, sobrevivem. Ou seja, não são simplesmente a força e a inteligência os fatores primordiais para a sobrevivência da espécie, mas sua capacidade de estar preparada para se adaptar às mudanças.
Podemos exemplificar com o clássico caso do pescoço das girafas. De acordo com Darwin, existiam girafas de pescoço curto e girafas de pescoço longo. Aquelas com pescoço curto tinham mais dificuldade de conseguir alimento, pois dependiam da disponibilidade de folhas nas partes mais baixas das árvores. As girafas de pescoço comprido tinham vantagem, pois também poderiam se alimentar das folhas altas nas árvores. Com o tempo, predominou-se as girafas com pescoço comprido, por sua maior capacidade de sobrevivência.
Agora, você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com o mercado empresarial? Bem, tudo, pois se fizermos uma analogia, colocando as empresas no lugar das espécies, e as adversidades naturais aos obstáculos que todos os empresários enfrentam, podemos entender como é semelhante.
Portanto, da mesma forma, devemos entender que não será a força ou a inteligência isoladamente que poderão salvar uma empresa, mas sim, sua capacidade de se adaptar às mudanças.
Na escola, estudamos sobre a teoria do Big Bang, que determinou a origem do mundo, de todas as galáxias e de todos os planetas, incluindo a Terra. Bilhões de anos após sua formação, surgem os primeiros seres vivos, que evoluíram ao longo de milhares de anos, se adaptando e sobrevivendo às mais extremas adversidades.
Sabemos que sobreviver às adversidades do Mercado também não é fácil. Para se ter uma ideia, das 500 empresas que formaram originalmente o índice S&P500 em 1957, apenas 86 continuam lá. As outras 414 companhias ou faliram, ou foram compradas, ou foram removidas do índice.
Para que sua empresa mantenha-se competitiva a longo prazo, selecionamos algumas dicas abaixo:
Agora que você adquiriu algumas ideias de como estar preparado para superar dificuldades, é possível afirmar que a sua empresa sempre estará em constante mutação, sempre evoluindo para ser uma empresa melhor.
Desaparecer será o único caminho para aqueles que não buscam se atualizar, que não buscam novas possibilidades, que não procuram melhorar seus processos ou tecnologias. A questão é: Adaptar-se é preciso, ou melhor, adapte-se ou desapareça!
Quer continuar a conversa?
Entre em contato conosco pelo WhatsApp!