Adapte-se ou desapareça!

Por Pieracciani, 18 de Dezembro de 2020

Compartilhe o conteúdo!

Adapte-se ou desapareça! Assim como a teoria evolucionista de Darwin afirmava que para sobreviver era necessário se adaptar, também afirmamos que as empresas precisam se adaptar aos novos tempos para sobreviver.

Quando afirmamos que é necessário a adaptação aos novos tempos, estamos nos referindo à necessidade de sair da zona de conforto, da necessidade de inovar, de arriscar, de simplesmente acompanhar o fluxo das inovações das grandes empresas.

A partir do momento em que as empresas param no tempo, que se acomodam com o seu jeito habitual de trabalhar, quando não procuram se atualizar, estarão fadadas ao desaparecimento.

Teoria evolucionista nos mercados: Adapte-se ou desapareça!

A teoria evolucionista de Darwin é amplamente conhecida para explicar a origem e evolução das espécies.

De acordo com a teoria, os organismos mudam ao longo do tempo e o meio, por ação da seleção natural, seleciona os organismos mais adaptados, os quais apresentam maior chance de deixar descendentes.

Assim, para sobreviver em meio a tantas situações e obstáculos, as espécies se adaptam e, por isso, sobrevivem. Ou seja, não são simplesmente a força e a inteligência os fatores primordiais para a sobrevivência da espécie, mas sua capacidade de estar preparada para se adaptar às mudanças.

Podemos exemplificar com o clássico caso do pescoço das girafas. De acordo com Darwin, existiam girafas de pescoço curto e girafas de pescoço longo. Aquelas com pescoço curto tinham mais dificuldade de conseguir alimento, pois dependiam da disponibilidade de folhas nas partes mais baixas das árvores. As girafas de pescoço comprido tinham vantagem, pois também poderiam se alimentar das folhas altas nas árvores. Com o tempo,  predominou-se as girafas com pescoço comprido, por sua maior capacidade de sobrevivência.

Agora, você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com o mercado empresarial? Bem, tudo, pois se fizermos uma analogia, colocando as empresas no lugar das espécies, e as adversidades naturais aos obstáculos que todos os empresários enfrentam, podemos entender como é semelhante.

Portanto, da mesma forma, devemos entender que não será a força ou a inteligência isoladamente que poderão salvar uma empresa, mas sim, sua capacidade de se adaptar às mudanças.

Como sobreviver às adversidades no mundo empresarial

Na escola, estudamos sobre  a teoria do Big Bang, que determinou a origem do mundo, de todas as galáxias e de todos os planetas, incluindo a Terra. Bilhões de anos após sua formação, surgem os primeiros seres vivos, que evoluíram ao longo de milhares de anos, se adaptando e sobrevivendo às mais extremas adversidades.

Sabemos que sobreviver às adversidades do Mercado também não é fácil. Para se ter uma ideia, das 500 empresas que formaram originalmente o índice S&P500 em 1957, apenas 86 continuam lá. As outras 414 companhias ou faliram, ou foram compradas, ou foram removidas do índice.

Para que sua empresa mantenha-se competitiva a longo prazo, selecionamos algumas dicas abaixo:

  • Conheça profundamente o segmento em que atua;
  • Conheça os seus maiores concorrentes, perceba quais as práticas que estão dando certo, monitore tendências e startups no Brasil e no mundo;
  • Esteja atento às inovações do seu segmento, isto inclui a tecnologia, produtos similares ao seu, novos fornecedores etc.;
  • Faça contato com universidades e ICTs, estimulando assim a pesquisa básica e, posteriormente, a pesquisa aplicada;
  • Esteja aberto às mudanças, procure estar à frente do seu tempo;
  • Busque por parcerias e cocriações com incubadoras e startups que possam agregar valor aos seus serviços;
  • Busque conhecimento de uma forma ampla, ou seja, produtos, gestão, inovação etc.

Conclusão

Agora que você adquiriu algumas ideias de como estar preparado para superar dificuldades, é possível afirmar que a sua empresa sempre estará em constante mutação, sempre evoluindo para ser uma empresa melhor.

Desaparecer será o único caminho para aqueles que não buscam se atualizar, que não buscam novas possibilidades, que não procuram melhorar seus processos ou tecnologias. A questão é: Adaptar-se é preciso, ou melhor, adapte-se ou desapareça!

 

Quer continuar a conversa?
Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Conheça os graus de inovação

Saiba mais
Os diferentes graus de inovação: Para que servem e como utilizá-los?

Conheça grandes mulheres que representam a inovação feminina na História.

Saiba mais
Inovação feminina: Conheça algumas mulheres que inspiraram nossa história

Você sabia que existem vários tipos de inovação? Sim, existem quatro tipos de inovação, conheça-as neste artigo!

Saiba mais
Principais tipos de inovação: Saiba qual a mais adequada para a sua organização

Ainda dá tempo de usar a Lei do Bem para o ano-base 2020? Confira neste post nossa visão...

Saiba mais
O fim do ano chegou. Como estão contabilizados os dispêndios e benefícios do ano-base 2020?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.