Construindo uma experiência phygital

Por Pieracciani, 14 de Dezembro de 2020

Compartilhe o conteúdo!

Por: Larissa Fiorentin, Head de Educação da Pieracciani e Valter Pieracciani, Sócio-Fundador da Pieracciani.

Aqui na Piera, sempre tratamos com muita seriedade nossa atuação com Andragogia, a ciência de orientar e ensinar adultos. A área de Educação oferece a certificação de Gestores da Inovação, no sistema I Belt – Innovation Belt, no qual os profissionais formados apresentam a proficiência (domínio) de todo o framework necessário para coordenar Times de Inovação de forma contínua e eficiente. Para saber mais informações sobre o programa clique aqui.

A maneira de transferir conteúdos e educar mudou radicalmente e essas mudanças impostas pelo inusitado ano 2020 envolveram todos os aspectos da vida das pessoas. As empresas e seus  modelos de negócio tiveram que considerar e absorver tudo isto. Foi o que fizemos. O I Belt foi 100% reinventado para um modelo “phygital”.  “Phygital”, para quem ainda não ouviu falar, é o encontro perfeito entre os ambientes físicos e on-line. O termo vem da junção da palavra physical com a palavra digital: phygital – democratizada no Brasil como “figital”.

O I Belt continua concedendo faixas brancas, amarelas, verdes, pretas e master pretas para profissionais que se tornam gestores de inovação, a depender de seu estágio de proficiência. A experiência tornou-se virtual, com encontros ao vivo, somando-se entregas físicas e atividades reais, realizadas individualmente e em grupos à distância. Esse processo de transformação demorou cerca de 3 meses – período de muito estudo, pesquisas e testes para estrear no modelo phygital sem comprometer os 11 anos de sucesso com turmas mais do que presenciais, vivenciais e imersivas.

Facilitar a aprendizagem e promover o conhecimento sem o contato físico, disputando com o entretenimento de redes sociais, foram grandes desafios encarados pelo nosso Time de Educação. À luz do modelo VARK* de aprendizado e com todo o esmero para garantir a transferência de conhecimento, reinventamos o I Belt. A curadoria de conteúdo, realizada por nossa rede de Educadores, seguiu assegurando o máximo aproveitamento pelos profissionais em formação. Enquanto isso, arquitetávamos uma experiência física para compor os encontros virtuais, que conecta a gestão dos negócios com a arte e a inovação.

Sem dar muito spoiler para os futuros Gestores de Inovação I Belt, a experiência proporcionada é realmente inusitada para o mercado de Educação. Nosso sentimento é de entusiasmo, ao ver que conseguimos oferecer aos nossos alunos o estímulo para a conquista do aprendizado. A seguir, “pinceladas” dessa experiência artística que proporcionamos:

O profissional inscrito recebe em sua casa uma caixa com alguns kits para uso nos 13 encontros do I Belt, dentre eles o Kit “Criação”. Disponibilizamos em uma plataforma, vídeos orientativos sobre a experiência com a arte, gravados com um artista plástico renomado e que, além de ensinar sobre o processo criativo artístico, faz a ligação direta entre a arte, os negócios e o I Belt. Ao longo de toda a jornada, os profissionais recebem orientações para vivenciarem o seu momento criativo/artístico da melhor forma, inclusive ao vivo com o artista. Por fim, no encerramento da turma, temos uma bela: SURPRESAAA!!!

Pode vir, mundo novo, que nós da Piera, estamos prontos e te esperamos de braços abertos!

As fotos são de alguns momentos de conexão com a arte que nossos alunos formandos da 2ª turma I Belt digital registraram.

Experiência Phygital

*VARK é um acrônimo das palavras em inglês: visual; aural (auditivo); read (leitura e escrita); kinesthetic (cinestésico). Trata-se dos estilos de aprendizagem.

 

Quer continuar a conversa?
Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Conheça os graus de inovação

Saiba mais
Os diferentes graus de inovação: Para que servem e como utilizá-los?

Conheça grandes mulheres que representam a inovação feminina na História.

Saiba mais
Inovação feminina: Conheça algumas mulheres que inspiraram nossa história

Você sabia que existem vários tipos de inovação? Sim, existem quatro tipos de inovação, conheça-as neste artigo!

Saiba mais
Principais tipos de inovação: Saiba qual a mais adequada para a sua organização

Ainda dá tempo de usar a Lei do Bem para o ano-base 2020? Confira neste post nossa visão...

Saiba mais
O fim do ano chegou. Como estão contabilizados os dispêndios e benefícios do ano-base 2020?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.