Como provar o valor da inovação dentro da minha empresa?

Por Pieracciani, 24 de Novembro de 2020

Compartilhe o conteúdo!

Investir em inovação é essencial para quem quer se manter moderno e relevante perante o mercado, a concorrência e a clientela. Porém, uma das principais dificuldades dos gestores é conseguir recursos para isso.

Dessa forma, como provar o valor do investimento em inovações para a minha empresa? Abaixo, separamos algumas dicas importantes e alguns dados que podem ser utilizados para convencer sua liderança a fazê-lo.

 

Qual a importância de investir em inovação?

É inegável que a inovação faz a diferença. Ela permite que os métodos internos sejam melhor desenvolvidos, que a produtividade aumente e que as equipes entrem em consonância.

Além disso, esse investimento pode significar a manutenção da empresa perante o mercado. Afinal, é um dever das organizações se manterem modernas e buscarem constantemente a melhor forma de oferecer seus serviços e otimizar a estrutura interna.

Para ir além do óbvio, confira agora uma lista com alguns ótimos motivos que demonstram a importância em se investir em inovação!

 

1. Diferenciação perante o mercado

Segundo o pesquisador e professor norte-americano Michael Porter, as empresas se mantém no mercado de duas formas: pelo valor ou pela diferenciação de seus produtos.

Simplificando, quando os produtos se destacam por preço apenas, deve-se buscar a redução do custo de produção. Dessa forma, os produtos podem chegar ao público com valores mais atrativos, de forma que sejam mais bem-sucedidos nas vendas.

Por outro lado, a empresa que se destaca pela diferenciação de seus produtos, busca novas tecnologias e benesses que possam ser colocadas à disposição do público.

Note que em ambos os casos a inovação é necessária. Afinal, tanto para aumentar a produtividade quanto para produzir novos e diferentes produtos, tecnologias modernas são indispensáveis e, com elas, o investimento em inovação.

 

2. Aumento das exportações

A globalização fez com que cada vez mais empresas olhassem para o mercado externo ao invés de se limitarem ao mercado nacional. Investir em inovação na sua empresa auxilia nesse propósito, igualmente.

Segundo um >estudo promovido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) empresas que investem em inovações tecnológicas aumentam em 16% suas chances de se tornarem exportadoras para os mercados internacionais.

 

3. Relações a longo prazo

Encontrar o fit entre o que sua proposta oferece e o que o seu público necessita, pode ser desafiador. Escutar o feedback do seu público e parceiros ainda durante a fase de desenvolvimento, é essencial para reduzir rapidamente e com menor custo as lacunas entre a oferta e a demanda.

O criador do termo “inovação aberta”, Prof. Henry Chesbrough sugere que as empresas adotem uma nova postura, de forma que estejam abertas a trabalhar com seus parceiros, stakeholders, clientes e até mesmo concorrentes. Desta forma, criando alianças e estabelecendo relações profundas e duradouras com sua empresa.

 

4. Produtividade da empresa

Outro ponto que deve ser citado é que quando há investimento na inovação, as equipes tendem a aumentar a produtividade. Isso se deve à possibilidade de automatizar processos burocráticos e focar a atenção dos colaboradores a atividades mais críticas para a empresa.

Ainda, deve-se ter em mente que, com ferramentas tecnológicas aprimoradas, os colaboradores encontram formas mais rápidas e até mesmo criativas de resolverem suas atividades do dia a dia.

 

5. Diferenciação da concorrência

Enquanto nos Estados Unidos, >81% dos cientistas e pesquisadores se encontrem dentro das empresas e apenas 15% realizem as pesquisas dentro das universidades, no Brasil somente 27% deles atuam nas organizações privadas, enquanto 65% está relacionado às instituições de ensino superior.

Uma boa dica para auxiliar na contratação de mão de obra especializada e manter-se à frente da concorrência enquanto desenvolve projetos inovadores, é o programa Inova Talentos, que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. Estimular a indústria a manter-se competitiva, diversificada e inovadora é o caminho para o desenvolvimento sustentável do país.

 

Quer continuar a conversa?
Entre em contato pelo WhatsApp!

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Conheça os graus de inovação

Saiba mais
Os diferentes graus de inovação: Para que servem e como utilizá-los?

Conheça grandes mulheres que representam a inovação feminina na História.

Saiba mais
Inovação feminina: Conheça algumas mulheres que inspiraram nossa história

Você sabia que existem vários tipos de inovação? Sim, existem quatro tipos de inovação, conheça-as neste artigo!

Saiba mais
Principais tipos de inovação: Saiba qual a mais adequada para a sua organização

Ainda dá tempo de usar a Lei do Bem para o ano-base 2020? Confira neste post nossa visão...

Saiba mais
O fim do ano chegou. Como estão contabilizados os dispêndios e benefícios do ano-base 2020?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.