7 aplicações para a produção de conteúdo

Por Carolina Andrade, 18 de Setembro de 2020

Compartilhe o conteúdo!

7 coisas do 5w2h aplicado à produção de conteúdo

Saber se comunicar para qualquer público e em diferentes meios de comunicação é um soft skill cada vez mais valorizado no mundo dos negócios. A produção escrita vem sendo amplamente utilizada neste momento mais on-line que vivemos. Escrever pode ser desafiador para muitos e é comum a busca de receitas que facilitem esse momento. Porém, na maioria das vezes, as estruturas encontradas fazem menção a técnicas e aspectos da área de linguagem, comunicação, escrita e português.
E se você pudesse usar uma estrutura do ambiente corporativo a qual já está acostumado e ainda domina plenamente sua lógica. Apresentamos aqui 7 coisas que você precisa saber sobre o método 5w2h como estrutura para a produção de conteúdo.

7) 5w2h é um acrônimo em inglês para as principais perguntas para investigar um assunto de forma a orientar um plano de ação. São elas: what, why, where, who, when, how, how much.


6) Apesar de ser usada como ferramenta de negócios, o método tem sua origem no estudo da Ética e da Retórica. Aristóteles a chamou de sete circunstâncias e, em latim, as perguntas eram: quis, quid, quando, ubi, cur, quem, da modum e quibus adminiculis.


5) A ferramenta nada mais é do que um planejamento estruturado e prático para qualquer atividade e é utilizado no Jornalismo para agrupar todas as informações necessárias de um assunto que devem ser cobertas em determinado texto.


4) Assim, você pode organizar seu conteúdo a partir das respostas a cada pergunta: o que será comunicado (tema, etapas); por que tal assunto importa (justificativa); qual a dimensão geográfica do que se está falando (nacional, internacional); quais as pessoas envolvidas ou afetadas (responsabilidades); qual a dimensão temporal do assunto (tempo); como o tema se desenvolve (métodos) e quais os principais números relacionados ao tema (custo e outros).

3) A estrutura garante que se cubra todos os aspectos de um determinado assunto. Não é necessário seguir a ordem colocada pelas perguntas. Ao utilizá-la, tem-se uma estrutura modular que permite várias combinações de sequência. Isso também facilita a construção do conteúdo a partir do melhor arranjo para comunicar o desejado.


2) Ao fim, tem-se um instrumento familiar e amplamente utilizado por gestores de diferentes áreas que, com facilidade, pode ser adaptado para organizar um texto – seja para redes sociais ou até documentos internos. Ter uma estrutura familiar permite, ainda, focar no desenvolvimento do conteúdo e na criatividade.


1) Continua sendo válidas as regras de ouro na produção de conteúdo – atenção à gramática e à ortografia, mas vale uma atenção extra em possíveis erros de digitação. São subestimados, mas fazem total diferença na leitura de um texto.
A dica é, então, que seja feita uma estruturação das informações que vão compor o texto respondendo à cada uma das perguntas desse plano de ação. Explorar uma ferramenta já conhecida dá a segurança para adentrar dimensões fora da zona de conforto, como é o caso da escrita para a maioria das pessoas.


Outros aspectos e dicas continuam sendo válidos. Este texto, por exemplo, foi estruturado num formato que vem sendo utilizado em diferentes mídias: itens numéricos em ordem decrescente que vão construindo o tema a partir de pedaços curtos de informação. Afinal, ampliar meios de engajar o leitor continua sendo o desafio na produção de qualquer conteúdo.

 

Carolina Andrade

Carolina Andrade

Consultora e Pesquisadora Sênior

Está sempre em busca de formas mais assertivas de comunicação. Carolina é Consultora e Pesquisadora Sênior em Gestão da Inovação especialista em projetos tecnológicos incentiváveis e desenho de estratégias para inovação. Com 20 anos de experiência na área, atuou em Institutos e Parques Tecnológicos. Fez seu pós-doc na Suécia sobre sistemas abertos de inovação.

conteÚdos relacionados

Nova parceria entre Nelm e Pieracciani

Saiba mais
Nova parceria!

Professor Roberto Verganti ministra curso sobre Inovação e Design no Novo Normal

Saiba mais
Como estar preparado para o mundo pós-pandemia?

Inovação por dois vieses: Adaptação e Exaptação

Saiba mais
Inovação por dois vieses: Adaptação e Exaptação

Pizza Virtual do Bem phttps://dummyimage.com/300x240/ccc/fffara ajudar crianças carentes com câncer

Saiba mais
Ajude as crianças carentes com câncer - Pizza Virtual do Bem