Produtividade em home office

Por Pieracciani, 20 de Março de 2020

Compartilhe o conteúdo!

Trabalhar em casa é tão produtivo quanto no escritório? 

Com o aumento de casos de pessoas contaminadas com o novo coronavírus- Covid-19 no Brasil, centenas de escritórios resolveram decretar home office.  Prática que segue uma tendência global para minimizar os riscos de contaminação e disseminação do vírus. 

 

Porém, vem a pergunta: trabalhar em casa é tão produtivo quanto no escritório? 

A resposta é sim! no entanto, nem todo profissional está acostumado com a prática, ou tem em casa o ambiente ideal para exercer suas funções. Por isso, listamos cinco práticas para ajudar a manter a produtividade. 

1.     Rotina

O primeiro passo do home office é cumprir com a rotina. Conectar-se em horário alinhado ao do escritório, manter um ambiente organizado e livre de distrações; e dar pausas regulares para ir ao banheiro, almoçar, beber água etc. 

2.  Não trabalhar de pijama           

Apesar de muito tentador, é importante que o profissional esteja preparado para uma videoconferência.  Não é preciso se arrumar como se fosse sair de casa, apesar disso é preciso manter um nível de cuidado para com a aparência. O hábito de trocar de roupa auxilia o cérebro a entender que há um novo ciclo se iniciando, neste caso o de trabalho. 

3. Condições de trabalho

Deve-se verificar se o ambiente é propício para trabalhar. Observar se a mesa está organizada, se a conexão é adequada, e se todos os materiais, como documentos e arquivos estão acessíveis remotamente. 

4. Tomar cuidado com o trabalho em excesso 

Trabalhando em casa é comum que os horários fiquem um pouco mais desorganizados, porém, isso não significa que é preciso manter-se conectado 24 horas por dia. A melhor opção é cumprir com o horário normal de trabalho e manter uma planilha de controle de atividades e tempo de execução. 

5. Conhecer a si mesmo

É importante testar e avaliar qual o melhor jeito de manter a sua produtividade. Para alguns profissionais é simples, para outros, nem tanto, por isso é necessário manter a atenção, experimentar e buscar as melhores alternativas para se manter produtivo.       

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Conheça os graus de inovação

Saiba mais
Os diferentes graus de inovação: Para que servem e como utilizá-los?

Conheça grandes mulheres que representam a inovação feminina na História.

Saiba mais
Inovação feminina: Conheça algumas mulheres que inspiraram nossa história

Você sabia que existem vários tipos de inovação? Sim, existem quatro tipos de inovação, conheça-as neste artigo!

Saiba mais
Principais tipos de inovação: Saiba qual a mais adequada para a sua organização

Ainda dá tempo de usar a Lei do Bem para o ano-base 2020? Confira neste post nossa visão...

Saiba mais
O fim do ano chegou. Como estão contabilizados os dispêndios e benefícios do ano-base 2020?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Conheça nossa Política de Segurança.