Em um mundo repleto de opções o significado se torna essencial

Por Pieracciani, 06 de Janeiro de 2020

Compartilhe o conteúdo!

A busca por significado é hoje, mais do que nunca, essencial para que as empresas criem relevância em um mercado tão competitivo e instável. O escritor e professor de liderança e inovação da Politecnico di Milano, Roberto Verganti, traz em sua obra: “Overcrowded: desenvolvendo produtos com significado em um mundo repleto de ideias”, uma reflexão a respeito dos princípios, práticas e métodos de implementação e desenvolvimento de inovações com significado. Entre outros temas, o autor fala um pouco da relevância que tem o significado atualmente. 

Por que o novo significado é relevante atualmente?

Segundo o autor, há três motivos que garantem e justificam o sucesso de produtos e serviços feitos a partir da busca por significado: opulência, oportunidades e a criação de uma identidade, e mudança. 

Opulência


Há uma teoria no marketing- pirâmide de Maslow- que defende que a procura por significado se torna cada vez mais relevante à medida que as necessidades básicas vão sendo atendidas. Isso significa que conforme as pessoas vão acumulando riquezas e as demandas fisiológicas vão sendo plenamente atendidas a busca por necessidades elevadas- amor, admiração e autorrealização- se torna mais evidente.


Porém, Verganti explica que essa procura por significado é inerente ao ser humano; “as pessoas dançam, cantam, amam e buscam significado, não importa a riqueza ou as necessidades básicas, como indicado por nossos ancestrais que, há milênios, decoravam suas cavernas”, explica o autor na obra.

Oportunidades e a criação de uma identidade


O excesso de opções também faz com que o significado se torne mais relevante, isso porque atualmente o mercado produz uma variedade imensa de produtos, muito deles semelhantes, fato que dificulta a escolha, ou torna ela um ato mecânico e pouco entusiasmado. Neste cenário, uma forma gerar interesse e ser reconhecido como único dentro do universo de opções, é dar significado ao produto ofertado.


Nesta linha de raciocínio, é importante a empresa avaliar se vale a pena focar esforços em produzir uma extensa lista de opções ou centralizar o investimento em poucos produtos que mantenham uma identidade clara da marca. Em linhas gerais, Verganti explica que o aumento de oportunidades é algo natural da evolução humana. “Não deveríamos pará-la. Podemos, no entanto, compreender sua dinâmica de maneira mais profunda e aceitá-la melhor”.

Mudança

Significado é algo fluído, e sempre foi assim. As pessoas se encantam pela mudança, primeiro surge o significado, que depois se torna uma necessidade e por fim, comportamento. Antes as empresas tinham tempo para avaliar, identificar e se adaptar à essas mudanças, porém hoje, com os avanços tecnológicos, essas mudanças se tornam cada vez mais rápida e difíceis de acompanhar.


Um exemplo são os smartphones. Foram anos até os aparelhos móveis terem acesso à internet, ou possuírem câmeras e outras ferramentas; porém hoje as marcas inovam cada vez mais rápido, e a cada mudança o cliente vai se tornando mais exigente e propício ao novo. Fato que força as empresas a criarem soluções para se manterem relevantes e competitivas.

 

 

 

 

 

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Inovação Aberta: Resultados a partir do compartilhamento de ideias

Saiba mais
Inovação Aberta: Resultados a partir do compartilhamento de ideias

O que distingue e gera valor para empresas não são suas inovações, mas sim sua capacidade de se renovar constantemente

Saiba mais
A Gestão da Inovação antes da Inovação

 Neste terceiro capítulo da série: O surf e o mundo corporativo Valter Pieracciani, compartilha sua história com a prática

Saiba mais
As surf trips: conexão direta com o espírito de aventura

Novo livro de Valter Pieracciani fala sobre

Saiba mais
Valter Pieracciani lança seu 4º livro