Novembro Azul: entenda porque é tão importante estar atento ao câncer de próstata

Por Pieracciani, 01 de Novembro de 2019

Compartilhe o conteúdo!

Novembro Azul: entenda porque é tão importante estar atento ao câncer de próstata

Começa hoje o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e tratamento do câncer de próstata, que é atualmente o segundo mais comum entre os homens no Brasil. De acordo com dados do INCA - Instituto Nacional de Câncer, foram registrados 68.220 novos casos da doença em 2018, o que representou cerca de 66 ocorrências a cada 100 mil homens adultos. O mais preocupante é que maior parte dos casos só são diagnosticados quando a doença já está em estágio avançado e, justamente por isso, que ela foi responsável ano passado por 14 mil óbitos, representando a segunda maior causa de morte por câncer no país.


Homens a partir dos 65 anos são considerados população de risco pelo Ministério da Saúde, pois cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir desta idade. Porém, os cuidados devem ser tomados antes, o principal deles é o exame de rotina. A população masculina a partir dos 40 anos deve realizar anualmente exames de sangue para aumentar as chances do diagnóstico ser realizado ainda em estado precoce da doença.


Além disso, pessoas com histórico na família devem redobrar a atenção, uma vez que as chances de desenvolver a doença aumentam nestes casos, tanto pela influência genética, quanto pela identificação de maus hábitos alimentares e físicos.


O câncer de próstata só começa a manifestar sinais quando está em estado mais avançado, segundo o INCA é comum que o tumor cresça e espalhe-se de forma rápida, porém há casos em que demora até 15 anos para começar a manifestar sintomas e, nestes casos, a chances de cura são menores.

Prevenção 

Para evitar a doença especialistas recomendam manter uma dieta rica em verduras, legumes, grãos integrais e tomates, que possui propriedades anticancerígenas; realizar pelo menos 30 minutos de exercícios diários, manter o peso adequado à altura, não consumir álcool excessivamente, não fumar e realizar exames de rotina a partir dos 40 anos ou a pedido médico.   

Sintomas 

Em fase inicial o câncer de próstata não costuma manifestar sintomas, quando apresentados, os sinais são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, comum em homens acima dos 50 anos (25% da população masculina). Nestes casos os sintomas são: dificuldade  de urinar e maior número de idas ao banheiro. Já quando a doença está em fase mais avançada ela pode provocar dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal. 

Tratamento 

Quando a doença ainda está concentrada na próstata é comum a ocorrência de cirurgia localizada, radioterapia e, em alguns casos, observação vigilante ( tempo de espera permitido até a intervenção médica). Quando o câncer está localmente avançado é utilizado como tratamento: radioterapia ou cirurgia combinada com tratamento hormonal. Já quando há a presença de metástase é comum a utilização de tratamento hormonal. É importante ressaltar que todo o tratamento deve ser indicado por um(a) médico(a) de confiança, pois ele(a) é a melhor pessoa para dar orientações e indicar a melhor opção de tratamento. 

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Novo livro de Valter Pieracciani fala sor=bre

Saiba mais
Valter Pieracciani lança seu 4º livro

A cerimônia acontecerá sexta-feira no Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo

Saiba mais
Pieracciani assina cumprimento dos Princípios de Empoderamento das Mulheres

Por Sofia Campos, coordenadora de Engenharia da Manutenção na MRS Logística - Membra do Núcleo dos Inovadores 

Saiba mais
Não é preciso olhar para as estrelas

Entenda o Rota 2030 em 3 minutos

Saiba mais
Entenda o Rota 2030: 3 capítulos em 3 minutos