Não é preciso olhar para as estrelas

Em 22 de Outubro de 2019

Compartilhe o conteúdo!

O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DOS NEGÓCIOS É INCERTO. UMA ESTRATÉGIA CLARA E O FOCO NOS PROBLEMAS DO DIA A DIA PODEM SER SEUS MELHORES GUIAS NESSA CAMINHADA.

Por Sofia Campos, coordenadora de Engenharia da Manutenção na MRS Logística - Membra do Núcleo de Inovadores 

Para todos nós, que nos lançamos no caminho da transformação digital, pode ser bastante angustiante a sensação de estar navegando em uma imensidão de possibilidades, rumo a algo que podemos supor, mas não determinar. É uma jornada que depende, por mais que os ventos ajudem, de muito trabalho e força de vontade. Minhas visitas à outras empresas, dos mais variados setores, e conversas com colegas e especialistas deixam claro que não há solução de prateleira para isso: cada negócio terá a sua, e somente a sua, jornada de transformação.

Num ambiente que se move em ondas massivas – globais -, que respondem aos movimentos tectônicos da Inovação digital, é fácil se sentir perdido. Até mesmo a ponto de perder a esperança de voltar a alcançar, algum dia, terra firme.

Mas não a perca. Já temos indícios positivos suficientes para saber que essa incerteza é parte (importante?) da viagem. E a boa notícia é que, se por um lado não podemos contar tão fielmente com as referências externas – sobre esse mar, o céu não é necessariamente o mesmo para todos -, temos, sim, um porto seguro. Esse solo em que podemos ancorar nossos planos é a estratégia de cada negócio. Mais do que isso, são os inúmeros desafios que essa estratégia abre na vida diária de nossas organizações.

Clareza de propósito é o ponto de partida. Uma estratégia bem definida, consistente e disseminada de forma clara entre toda a tripulação é imprescindível para um negócio que pretenda assumir uma legítima transformação digital. Interessante observar que ao definirmos cenários 4.0 para nossos negócios, como seremos com big data, AI, automação e robotização, por exemplo, estamos também realizando um ótimo exercício de cheque de realidade de nossa estratégia.

Nosso futuro ideal, ou desejável, é compatível com o novo modelo de organização que pretendemos ser? Com as ferramentas e processos digitais? A jornada digital estimula e alavanca esse futuro projetado? Se a resposta for “claro que sim”, ótimo. Promessa de horizonte limpo e bons ventos de popa.

A questão, então, passa a ser como colocar as coisas em marcha. Existem diversas abordagens, mas uma delas, em particular, tem me chamado a atenção. Em nossa experiência aqui na MRS: a definição clara de gargalos e pontos de melhoria, com a proposição de que as equipes os superem, por meio da Inovação.


Esta é a nova fronteira do nosso programa corporativo de Inovação, derivados diretamente de indicadores que sustentam os objetivos estratégicos, são identificados problemas, que são então apresentados às equipes como desafios para resolução. No momento, a solução não passa, necessariamente, por soluções digitais. Mas pense em como isso pode resolver as questões da falta de referência externa (o desenvolvimento das soluções está ancorado em necessidades internas e específicas de cada negócio), da eventual perda de foco (nada de ficção científica, estamos falando da nossa operação concreta) e do rápido retorno das iniciativas (são, afinal de contas, problemas presentes!).

É no fundo uma dinâmica simples, mas que pode nos ensinar bastante sobre como criar um framework para a jornada de transformação digital. A jornada, como disse, continuará sendo complexa e cercada por incertezas. Mas nem tudo está nublado no horizonte. Por mais que não se possa ter as estrelas como guias, lembre-se que ao alcance da sua mão estará, durante toda a viagem, o timão dessa grande embarcação. Confie nele. E tenha uma ótima viagem.

 

conteÚdos relacionados

Novo livro de Valter Pieracciani fala sor=bre

Saiba mais
Valter Pieracciani lança seu 4º livro

Começa hoje o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e tratamento do câncer de próstata

Saiba mais
Novembro Azul: entenda porque é tão importante estar atento ao câncer de próstata

A cerimônia acontecerá sexta-feira no Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo

Saiba mais
Pieracciani assina cumprimento dos Princípios de Empoderamento das Mulheres

Entenda o Rota 2030 em 3 minutos

Saiba mais
Entenda o Rota 2030: 3 capítulos em 3 minutos