O surf e o mundo corporativo: combinar trabalho e lazer melhora a produtividade

Por Pieracciani, 13 de Setembro de 2019

Compartilhe o conteúdo!

O surf e o mundo corporativo:  combinar trabalho e lazer melhora a produtividade

 

Esperar a onda certa, estar em contato com a natureza e aprender a respeitá-la. A prática do surf é mais que um esporte, é um estilo de vida que além de trazer benefícios ao corpo , expande o intelecto. Nesta segunda publicação da série: “O surf e o mundo corporativo”, abordaremos a importância de esvaziar a mente e as experiências de Valter Pieracciani com o esporte.


Todo esporte, hobbie ou arte contribui com habilidades que são importantes no mundo dos negócios, como por exemplo: relacionar-se com pessoas, trabalhar em equipes e aprender a lidar com adversidades, e principalmente, proporcionam uma pausa necessária na rotina. A psicóloga Luciana Feirabend explica que atividades que promovem lazer são uma contrapartida à correria do dia a dia, “quando o trabalho excessivo se torna uma fonte de estresse, é fundamental um hobbie”, comentou Luciana.


Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Francisco, Estados Unidos, mostrou que dedicar algumas horas da semana para atividades que priorizem o relaxamento e a diversão aumentam a produtividade profissional. O estudo ainda apontou que esportistas possuem maior facilidade para resolver problemas.


Ainda nesta lógica, Pieracciani afirma que quando há envolvimento com o trabalho, esse se torna prazeroso, “é muito bom atingir resultados e há o risco de aumentarmos perigosamente nossa dedicação. Por isso é necessário compreender que as pausas também podem ser produtivas, geralmente, nesses momentos de bem estar para mente e corpo, produzimos reflexões de qualidade”, explicou.

Além disso, não se trata apenas de momentos de reflexão, segundo o empresário, é possível aprender nessas ocasiões e gerar importantes insights para o escritório.“Todos os esportes ensinam a ganhar e perder, a esforçar-se para superar seus limites e, sobretudo, a desenvolver uma visão mais sistêmica e um pensamento mais estratégico”, comentou Pieracciani.

Luciana também conta que além do trabalho, o próprio cotidiano é desgastante, principalmente nas grandes metrópoles que forçam uma rotina agitada e impõem certas situações desgastantes, como horas no trânsito, barulho e constante correria.

E neste contexto a prática do surf ganha ainda mais significado. Os anos em contato com o mar ensinaram muito a Pieracciani, que hoje identifica na prática a pausa necessária para entrar em contato consigo mesmo e adquirir a inspiração necessária para trabalhar e, principalmente, inovar.


“Para mim, desligar o botão dos negócios e ligar o motor do oceano ou surf, no caso, é uma mágica que proporciona energia positiva e a capacidade de criar e superar obstáculos. Não é à toa que temos ideias brilhantes no banho, dirigindo, em meio à natureza, ou até mesmo no boteco com amigos”, completou o empresário.

Veja mais sobre a trajetória de Valter com o esporte:


O Surf para Valter Pieracciani from Pieracciani on Vimeo.

 

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Envio de pedidos para ano base 2017

Saiba mais
Para ano-base 2017 da Lei do Bem

Durante a crise causada pelo Covid-19 é importante manter a produtividade

Saiba mais
5 plataformas para fazer reuniões online

Conceitos básicos da Lei 11.196 de 2005

Saiba mais
ABC da Lei do Bem

Trabalhar em casa é tão produtivo quanto no escritório?

Saiba mais
Produtividade em home office