A Inovação e os desafios do mercado automobilístico

Em 06 de Fevereiro de 2019

Compartilhe o conteúdo!

A indústria automobilística é um setor que está habituado a revolucionar no design e potência dos veículos. Atualmente está enfrentando o seu maior desafio: transformar seu modelo de negócio devido ao novo perfil de seus consumidores, os quais são menos afeitos a possuir bens e mais voltados aos serviços de compartilhamento que proporcionem praticidade e mobilidade. Acostumados a ter as necessidades atendidas de forma cada vez mais veloz no ambiente digital, eles querem soluções imediatas para os seus problemas, tornando o deadline das montadoras ainda mais curto.

 Para atender as demandas geradas pela transformação digital, nos últimos anos, algumas montadoras buscam alianças para compartilhar os custos e enfrentar esses novos tempos. A parceria entre Ford e Volkswagen tem o objetivo de desenvolver veículos comerciais através do compartilhamento de experiencias, na qual a Ford utilizará o know-how da Volkswagen no desenvolvimento de carros elétricos e a Volkswagen terá à disposição o conhecimento da Ford no segmento de picapes. Outro caso é a Hyundai e a Audi, que se uniram a fim de avançar no desenvolvimento da tecnologia da célula de combustível para oferecer, nos próximos anos, carros com maior eficiência.

 Com o objetivo de impulsionar e apoiar as montadoras, autopeças e sistemistas nos quesitos de mobilidade, eficiência energética, proteção ao meio ambiente, biocombustíveis, segurança veicular e qualidade dos veículos; o governo sancionou Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística. Além de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o programa garante um novo horizonte para o planejamento das empresas que atuam no Brasil, trazendo benefícios fiscais e novas possibilidades.

Ficou interessado em saber mais sobre incentivos fiscais para o setor automotivo? A Pieracciani possui um Time de consultores com experiência de mais de 23 anos em funding para o setor automotivo. Agende um diagnóstico com um de nossos consultores.

Acompanhe mais textos sobre o assunto.

conteÚdos relacionados

Leia o artigo do Sócio Diretor da Pieracciani, Francisco Tripodi, publicado no E-book: O que levar em conta no planejamento

Saiba mais
O planejamento da inovação

Acompanhe a sequência de publicações a respeito de interpretação de dados e entenda como utilizá-los de forma assertiva

Saiba mais
Visualização de dados, o que é como utilizar

Kit Pieracciani Rota 2030, traz um diagnóstico individual que avalia o grau de maturidade empresarial para o programa

Saiba mais
Vale a pena se habilitar no Rota 2030?

Nesta segunda publicação da série: “O surf e o mundo corporativo”, abordaremos a importância de esvaziar a mente e as experiências

Saiba mais
O surf e o mundo corporativo: combinar trabalho e lazer melhora a produtividade