Você sabe quais tipos de inovações são incentiváveis pelo Programa Rota 2030?

Por Pâmella Paiva Pedroso, 08 de Março de 2019

Compartilhe o conteúdo!

Programa “ROTA 2030” tem como objetivo impulsionar o setor automotivo para que este invista mais em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Estruturantes. Nós da Pieracciani acreditamos que este incentivo é a atual porta de entrada para os "carros do futuro"!

Quando se trata da identificação destes projetos nas empresas, há uma linha tênue quanto a classificação destes, havendo uma dificuldade em interpretá-los.

O Programa traz como definição de “Atividades de Pesquisa” aquelas que envolvem:

·      Pesquisa básica dirigida - Compreensão de novos fenômenos, com vistas ao desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores;

·      Pesquisa aplicada - Aquisição de novos conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos e sistemas;

·      Desenvolvimento experimental - Comprovação ou demonstração da viabilidade técnica ou funcional de novos produtos, processos, sistemas e serviços ou, ainda, um evidente aperfeiçoamento dos já existentes;

·      Projetos estruturantes – Envolve formação profissional, instalações físicas para laboratórios, centros de pesquisa aplicada, pista de testes e infraestrutura para seu funcionamento com os respectivos equipamentos, softwares para atividades de pesquisa e desenvolvimento, além de tecnologias de suporte que permitam a plena operação das atividades.

Quando se trata de “Atividades de Desenvolvimento”, seriam os trabalhos sistemáticos baseados em conhecimentos obtidos por meio de pesquisa ou experiência prática, destinados ao desenvolvimento ou à fabricação de novos produtos, processos, meios de produção, serviços, ou à melhoria daqueles já existentes. Além de englobar conceitos e práticas sobre planejamento, estratégias, processos de produção, tecnologias, inovação, desenvolvimento de novos produtos, gestão e esforço cooperativo entre a organização compradora e os fornecedores do segmento de autopeças para atingir as melhorias desejadas, e desenvolvimento de processo industrial ou manufatura que promova a integração e a interação entre os diversos níveis de sistemas ou etapas produtivas ou de organizações.

Destacando que, caso o projeto se enquadre como Pesquisa, Desenvolvimento ou Estruturante, e tiver como enfoque as atividades citadas abaixo, a iniciativa se caracteriza como Projeto Estratégico, que faz com que a empresa se beneficie de uma dedução adicional do imposto sobre a renda das pessoas jurídicas e da CSLL correspondente à aplicação da alíquota e do adicional do imposto sobre a renda das pessoas jurídicas e da alíquota da CSLL sobre até quinze por cento incidente sobre os dispêndios elegíveis, limitados a quarenta e cinco por cento dos dispêndios.

·      Manufatura avançada

·      Conectividade

·      Mobilidade

·      Logística

·      Desenvolvimento de Ferramental

·      Novas Tecnologias de Propulsão, alternativas à combustão fóssil

·      Autonomia Veicular

·      Nanotecnologia

·      Big data, sistemas analíticos e preditivos

Entretanto, mesmo com tais definições, nos últimos Workshops que a Pieracciani liderou ou teve participação, uma das principais dificuldades expostas pelas empresas foi a identificação e classificação de suas iniciativas.

A partir disso, a Pieracciani uma Consultoria especialista neste Programa, além de outros que também necessitam da expertise para alinhamento dos conceitos e enquadramento assertivo quanto aos perfis dos projetos; está à disposição para auxiliar as empresas neste desafio!

Participe do nosso Grupo de discussão no LinkedIn para acompanhar nossas atualizações sobre o assunto: http://bit.ly/Pieracciani_Rota2030in

Acompanhe mais textos sobre o assunto.

Pâmella Paiva Pedroso

Pâmella Paiva Pedroso

Consultora Sênior na Pieracciani

Formada em Engenharia de Produção no Centro Universitário da FEI e em curso técnico de administração de empresas, atua como consultora há 4 anos e meio na área de funding, com foco em gestão de projetos de Inovação Tecnológica. Possui experiências anteriores na área de Engenharia do Desenvolvimento do Produto e Engenharia Civil.

conteÚdos relacionados

Novo livro de Valter Pieracciani fala sobre

Saiba mais
Valter Pieracciani lança seu 4º livro

Começa hoje o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e tratamento do câncer de próstata

Saiba mais
Novembro Azul: entenda porque é tão importante estar atento ao câncer de próstata

A cerimônia acontecerá sexta-feira no Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo

Saiba mais
Pieracciani assina cumprimento dos Princípios de Empoderamento das Mulheres

Por Sofia Campos, coordenadora de Engenharia da Manutenção na MRS Logística - Membra do Núcleo dos Inovadores 

Saiba mais
Não é preciso olhar para as estrelas