As fábricas de automóveis e caminhões, bem como as de seus componentes, vêm sendo continuamente otimizadas, quando não radicalmente modificadas. As novas operações, os novos componentes e fases de processo, têm como premissa cada vez mais precisão com automação, e, principalmente, adequação a sistemas de produção e controle que comportam grande evolução tecnológica. Grandes mudanças estão em pauta.
Os objetivos principais recaem sobre a produtividade e a flexibilidade no processo produtivo. Não se discute qualidade e segurança. Os índices zero defeito e zero acidente devem estar consolidados.
A concepção dos novos modelos, bem como arquiteturas e plataformas padronizadas, a definição e projeção da escala ótima de produção, dos projetos de engenharia de produto e processo integrados, são apenas parte da cadeia de pesquisa e desenvolvimento.
Muitos outros fatores que influenciam o resultado econômico encontram-se além dos limites da chamada “montadora”. Para obtê-lo, de forma ampla e sustentável, é necessário que parceiros e fornecedores sejam mobilizados o quanto antes no processo de pesquisa e desenvolvimento. Devem participar do esforço de P&D, necessariamente, todos os fornecedores de peças, serviços e soluções de processo, específicos ou não para a nova produção.
Devem participar do esforço de P&D, necessariamente, todos os fornecedores de peças, serviços e soluções de processo, específicos ou não para a nova produção.
Um novo produto e uma nova produção, portanto, constituem uma grande oportunidade de projetos de P&D, de patentes, de conhecimentos, de manuais e procedimentos, de metodologias de análise e experimentação, de padronização e normatização.
Todas essas atividades são incentivadas pelo Programa Rota 2030, que cumulativamente com a Lei do Bem, constituem um adequado arcabouço legal de benefícios fiscais.
Todos os elos da cadeia podem se beneficiar. E fornecedores de peças e serviços que compreendem desenvolvimento tecnológico, sem dúvida. Devemos seguir os adequados modelos de gestão da inovação e habilitar-nos desde já. Não podemos perder tempo e dinheiro, deixando de obter um incentivo que, sem dúvida, ajudará o país a gerar empregos de alta qualificação.
As possíveis reduções de custo em pesquisa e desenvolvimento são da ordem de 10,2 a 39,7%. Dúvidas? Estamos preparados? Qual estratégia seguir?
Vamos estender a conversa em nossas plataformas.
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