O Rota 2030 pode ajudar na segurança veicular

Por Pieracciani, 22 de Abril de 2019

Compartilhe o conteúdo!

Além das metas de eficiência energética e rotulagem veicular, estão previstas também no Rota 2030 diversas metas e compromissos a fim de melhorar a segurança e o conforto dos veículos produzidos no Brasil. Novas tecnologias e novos sistemas deverão ser incorporados como itens de série dos veículos e de forma incremental com base na evolução das fases do programa. Sistemas como ESC (controle de estabilidade), ESS (indicação de frenagem de emergência) e o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem uma melhor absorção de impacto lateral nos veículos, estão listados como itens a serem incrementados num primeiro momento. Há ainda a possibilidade de redução de até um ponto percentual de IPI para veículos que apresentarem, além dos sistemas citados, sistemas como de frenagem automático de emergência para obstáculos móveis e obstáculos fixos, aviso de afastamento de faixas e controle de cruzeiro adaptativo.

Espera-se com o Rota 2030 um incremento tecnológico considerável para o setor automotivo no âmbito da comercialização de veículos com níveis de segurança mundial, o que permitirá uma maior competitividade ao país devido a possibilidade de exportação, dado que o cenário atual não atende os requisitos de segurança necessários.

O programa busca incentivar os investimentos direcionados à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nas montadoras, autopeças e sistemistas, criando oportunidades de desenvolver novas tecnologias em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas de base tecnológica (startups), ou mesmo a agregação da expertise das matrizes mundiais, desde de que as tecnologias sejam aprimoradas experimentalmente em solo brasileiro.

Outro ponto positivo a ser destacado refere-se aos avanços de tecnologia na direção dos tão desejados carros autônomos. Atingir os níveis de segurança exigidos pelo programa permitirá ainda um maior aprimoramento dos controles e softwares a serem desenvolvidos ao longo das fases do Rota 2030, aumentando a confiabilidade das tecnologias atuais.

Acompanhe mais textos sobre o assunto.

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Pieracciani em parceria com Instituto Eldorado promove manhã em Campinas para falar sobre Rota 2030

Saiba mais
Participe: manhã de painéis de discussão sobre Rota 2030 - 08 de Agosto

CEO Startup Challenge oferece gamificação da jornada de startups para grupo de executivos

Saiba mais
Gamificação na prática

A valorização de relações interpessoais em todos os contextos, deve ser uma preocupação de todos nós.

Saiba mais
A valorização de relações interpessoais em todos os contextos, deve ser uma preocupação de todos nós

53 das 150 empresas mais inovadoras do Brasil fazer parte do portfólio Pieracciani

Saiba mais
Pieracciani marca presença no Prêmio Valor Inovação