Economia Criativa

Uma estratégia de desenvolvimento

A revolução tecnológica e o acirramento da competição desencadeado pelo surgimento das economias asiáticas aprofundaram o processo de globalização com uma radical mudança na geografia econômica internacional e no paradigma produtivo, afetando países, cidades e empresas. A intensidade desse processo é tal que acarretam um processo de degeneração perigoso, com desemprego e abandono de bairros inteiros devido ao fechamento de indústrias ou à sua transferência para outras regiões e países. As fronteiras convencionais entre serviços e manufatura estão se esfumaçando, tornando obsoleta a divisão entre ambos. Assiste-se a um processo de integração, com a competitividade e o desempenho das empresas e organizações crescentemente determinadas por seus investimentos em ativos baseados no conhecimento: P&D, design, software, capital humano e organizacional e marcas. Os gastos em ativos de conhecimentos não científicos, como o design, passam a ser tão críticos quanto gastos em P&D. As empresas também precisam se reinventar sob pena de, se não o fizerem, perderem mercados e oportunidades, podendo, no limite, serem excluídas dos mercados, cada vez mais complexos e competitivos. As profundas transformações pelas quais o mundo atual vem passando impõem uma profunda reflexão sobre os caminhos e descaminhos que permitirão aos países gerar empregos e renda necessários não só para manter suas economias crescendo, mas crescendo de forma mais equânime.  que permitam não só uma compreensão do momento atual, mas que ofereça aos gestores e trabalhadores ferramentas para enfrentar as vicissitudes do cotidiano em suas empresas.                      

Público-alvo

Profissionais que queiram compreender o momento atual e que buscam ferramentas para enfrentar as vicissitudes do cotidiano em suas empresas. 

 

Carga horária

2 horas

O número de horas da palestra pode variar em função da necessidade do cliente.

 

Conteúdo Programático

  •  Potenciais temas de palestras para responder estes desafios:
  • As três primeiras revoluções industriais: impactos nas empresas, países e no emprego.
  • A Quarta Revolução Industrial: o que muda?
  • Impactos nas empresas, nos países e no emprego.
  • Globalização: o que há de novo?
  • Economia da Cultura, Economia do Conhecimento, Economia Criativa: quais as diferenças?
  • Desafios para o Brasil: como enfrentar as novas relações internacionais?
  • A economia brasileira frente aos novos desafios: o crescer a qualquer custo ou crescer de forma sustentável?
  • Panorama atual da economia brasileira: estratégias para um crescimento sustentável.

Compartilhe o conteúdo!

Palestrante

Lidia Goldenstein

Lidia Goldenstein

Membro do Conselho de Administração da DESENVOLVE SP e do CONSELHO SUPERIOR DE COMERCIO EXTERIOR (COSCEX)

Economista referencial no Brasil, é formada pela USP e doutora pela Unicamp. Exerceu o cargo de assessora econômica da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, além de assessora da presidência do BNDES. Também foi analista do Seade, pesquisadora do Cebrap e comentarista de vários programas de televisão.

CONHEÇA NOSSas palestras

Faça parte dessa tribo.

Ao deixar sua informação, receba o boletim Pieracciani.