Inovação na Recessão

 O objetivo desta oficina é mostrar aos profissionais a importância de manter os investimentos em períodos de recessão e capacitá-los nas principais etapas que a empresa deve seguir para inovar em momentos difíceis: como exportar inovações de baixo custo para novos mercados; como combinar o baixo grau de novidade para o mercado e o baixo grau de novidade tecnológica; como harmonizar o Bom, Bonito e Barato para atender os consumidores. Esclarecer as reais possibilidades de inovar com pouco ou nenhum recurso, por meio de estudo e análise de casos reais implantados e bem-sucedidos no mercado. Conhecer os três métodos aplicados nesta área, segundo Valter Pieracciani, Sócio Fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas: Inovação em Custos; Good Enough (boa o suficiente) e Inovação frugal.

 

Público-alvo

 Profissionais que buscam conceitos, métodos e ferramentas de inovação diferenciados para obter resultados estratégicos.

 

Carga horária

8 horas

 

Conteúdo programático

  • Introdução ao tema: A inovação como ferramenta de conquista de mercado.
  • Como inovar em tempos de crise: a importância de manter os investimentos em períodos de recessão.
  • Inovação de Custo: a combinação de baixo grau de novidade para o mercado e baixo grau de novidade tecnológica.
  • Good Enough Innovation: a combinação do Bom, Bonito e Barato para atender aos consumidores.
  • Inovação Frugal: inovação radical com alto grau tecnológico focada no consumidor com poucos recursos.
  • Inovação reversa: como exportar inovações de baixo custo para novos mercados.
  • A estruturação do processo nas Organizações: principais etapas que a empresa deve seguir para inovar na recessão.
  • Atividade prática dirigida: resolução de case com mentoria, utilizando as ferramentas da inovação.
  • Atividade em grupo: resolução de case em grupo.
  • Fechamento: considerações finais sobre o curso e as atividades práticas realizadas; avaliação.

Metodologia 

  Sessões de imersão; aulas expositivas; estudos de caso; cinelogia e exercícios práticos utilizando as ferramentas apresentadas.

  

Outros Cursos

 IBELT Experience – Innovation Yellow Belt  | Estruturação de Projetos | CEO Startup – Curso Startup | Curso de UX

Compartilhe o conteúdo!

Educadores

Daniel Rodrigues

Daniel Rodrigues

Gerente na Pieracciani

Gerente, especialista em gestão da inovação e educação corporativa. Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo e pela Escola Superior de Comércio de Marseille – Euromed (França). Nos últimos anos, Daniel tem liderado programas de Inovação Aberta, processos de Gestão da Inovação, de start-ups e formulação de estratégia e visão de futuro em empresas-líderes.

Suzana Leonardi

Suzana Leonardi

CEO na Ampliar Negócios

Formada em Marketing pela ESPM, Suzana Leonardi é mestre em Administração  pela FECAP e especialista em Gestão Estratégica e Tecnológica pela UFRJ. Com mais de 20 anos de experiência, apoiou o desenvolvimento e a criação de diversos negócios e serviços, em startups e instituições estabelecidas, desde a etapa de pesquisa e prospecção até a sua entrada no mercado.

Valter Pieracciani

Valter Pieracciani

Sócio Diretor da Pieracciani

Empresário, consultor, pesquisador e escritor. É especialista em modelos inovadores de gestão. Em 1992 fundou a Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, é sócio-diretor. Dirigiu mais de 500 projetos em companhias-líderes como Nestlé, Ambev, Pirelli, Avon, dentre outras.

Faça parte dessa tribo.

Ao deixar sua informação, receba o boletim Pieracciani.