Estruturação de Projetos

Existem diversos instrumentos, linhas e programas de financiamento e subvenção para apoiar projetos de inovação nas empresas, tornando-as mais eficientes e competitivas. Este curso visa especificamente capacitar os participantes de forma prática e dinâmica na elaboração de projetos de inovação, considerando os critérios de análise e seleção de instituições como FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outras, considerando que cada programa de fomento à inovação tecnológica possui características e verbas próprias.

Público-alvo

Empresários de micro, pequenas e médias empresas. Colaboradores e gestores dos departamentos de P,D&I de empresas de médio e grande porte.

Carga horária  

8 horas

Conteúdo programático

  • INOVAÇÃO: Definições, tipos e intensidade da inovação, inovação para as instituições de fomento e métodos para inovar.
  • ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO NO BRASIL: Situação atual da inovação no país, legislação, renúncias fiscais, linhas de financiamento, oportunidades e desafios para inovação nas empresas.
  • INCENTIVOS FISCAIS: Visão geral das linhas de apoio, Lei do Bem e Lei de Informática.
  • INSTRUMENTOS DE APOIO À INOVAÇÃO: FINEP, BNDES, CNPq, Inova Talentos, EMBRAPII e SESI/SENAI Inovação.
  • Visão geral das linhas de apoio à Inovação.
  • Financiamento reembolsável e editais de subvenção econômica.
  • Editais e chamadas públicas de apoio à inovação: caracterização das chamadas,  checklist e análise de editais, elegibilidade e regras de avaliação.
  • Elaboração de Projetos: Formatação do modelo de negócios, formulário de apresentação de projetos, dicas de preenchimento, erros mais comuns.
 

Metodologia

  Aulas expositivas; estudos de caso; cinelogia e exercícios práticos utilizando as ferramentas apresentadas.

  

Outros Cursos

IBELT Experience – Innovation Yellow Belt In Company | Missão IBELT Experience |  Inovação na Recessão | Curso de UX

Compartilhe o conteúdo!

Educadores

Francisco Tripodi

Francisco Tripodi

Sócio-diretor da Pieracciani

Administrador de Empresas, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV. Consultor especializado em gestão de projetos de Inovação Tecnológica, ferramentas e modelos de gestão. Implementou sistemas de gestão de portfólio e priorização de projetos. Coordenou o desenvolvimento do software de Gestão da Inovação, alinhado às exigências do MCTI e da Receita Federal.

Frederico Ramazzini

Frederico Ramazzini

Consultor Sênior

Especialista em desenvolvimento de negócios, gestão de projetos e inovação. Sólida atuação em posições estratégicas e de liderança executiva em 20 anos de carreira nas áreas de Desenvolvimento de Negócios, Inovação, Tecnologia, P&D, Desenvolvimento de Novos Produtos, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento, Qualidade Total e Processos Industriais.

Julio Piccaro

Julio Piccaro

Sócio-diretor da Pieracciani

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, Julio atuou como gerente, assessor de diretoria e consultor junto aos segmentos metalúrgico, automobilístico, alimentos e bebidas, saúde e prestação de serviços. Desenvolveu projetos com empresas de diferentes segmentos na área de Gestão da Inovação, e atuou na consolidação da Norma Brasileira de P,D&I – ABNT NBR 16.501.

Faça parte dessa tribo.

Ao deixar sua informação, receba o boletim Pieracciani.