IBELT Experience - Innovation Yellow Belt In Company

O Yellow Belt In Company compõe o Sistema IBELT de Educação Corporativa, uma experiência imersiva, com metodologia própria, desenvolvida com base nos 25 anos de atuação no campo da Gestão. Muito mais que um simples curso, é um DINAMIZADOR DE INOVAÇÃO que se baseia em três princípios:

I) Laboratório de aprendizagem, em que as pessoas aprendem fazendo e fazem aprendendo;

lI) Aceleradora da inovação, com rápida e profunda geração de ideias incrementais e disruptivas;

III) Certificação IBELT dos participantes como Gestores da Inovação.

O programa aplica um conjunto de técnicas de vanguarda que asseguram a geração rápida e efetiva de protótipos em sessões imersivas de trabalho, com base em desafios previamente estabelecidos pela Organização. Combinando educação e consultoria, a base técnica do Dinamizador se apoia nos seguintes conceitos: Lean Startup, Politécnico de Milano (Design Driven Innovation), Design Thinking, Design Sprint, Oceano Azul, Canvas Business Model, Técnicas do Vale do Silício e Jornada do Cliente. Os protótipos desenvolvidos pelos participantes serão apresentados para uma banca mista, formada pelos diretores da Organização e da Pieracciani, e, se aprovados, seguem o fluxo do pipeline de projetos de inovação. Os participantes capacitados, por sua vez, são certificados no nível IYB – Innovation Yellow Belt.  

Público-alvo

Pequenas, médias e grandes empresas que já tenham a cultura de inovação em seu dia-a-dia ou queiram iniciar esse processo.

 

Carga horária

96 horas 

O número de horas do programa pode variar em função da necessidade do cliente, da complexidade do desafio proposto e do grau de maturidade da cultura de inovação na Organização.

 

Conteúdo programático

ESTRATÉGIA: onde queremos chegar por meio da inovação.

  •   A importância do desenvolvimento de estratégias de inovação com base nos aspectos de mercado, tecnológicos e de experiências/significados, por meio da aplicação prática de ferramentas em casos reais.

PROCESSOS: como transformar ideias em projetos de inovação.    

  •   Entendimento da interligação entre as áreas e atividades, possibilitando uma visão completa de todos os processos que compõem a Gestão da Inovação.  
  • Visão de um processo estruturado que serve como referência para as organizações que querem inovar. 
  • Criação de um senso de “apoderamento” dos processos: protagonismo na inovação.

PESSOAS: como se mobilizar e mobilizar os colaboradores para a inovação, liberando o máximo da capacidade de inovar de cada um.

  •   Mente Aberta: estimular nos participantes a capacidade de interpretarem diferentes situações criando possibilidades contínuas do uso da inovação para vencer os desafios enfrentados pela organização.
  • DNA dos Inovadores: possibilitar que os participantes se descubram inovadores (inovação ao alcance de todos).
  • Innovation Styles: a descoberta pelos participantes das predominâncias de seus perfis inovadores (Visionário, Explorador, Experimentador e Modificador).

ECOSSISTEMA: Como fortalecer as relações internas e externas para obter recursos e conhecimentos que acelerem a inovação.

  • Entender como funciona o ecossistema da inovação; o que é Inovação Colaborativa ou Cooperativa; como estruturar um sistema interno de inovação na sua Organização; como obter recursos subvencionados para os seus projetos de inovação. Enfim, como aproveitar todos os feixes de relações e conexões nos ambientes interno e externo e nas esferas pública e privada.

Metodologia
Sessões de imersão; aulas expositivas; estudos de caso; cinelogia e exercícios práticos utilizando as ferramentas apresentadas.

 A certificação IBELT

É uma credencial profissional com duas graduações básicas: a de Capacitação e a de Realização. A evolução se dá por meio de um sistema de progressão em “faixas” com requisitos específicos de acesso. O nível adquirido no presente formato In Company é o IYB – Innovation Yellow Belt.

 

  

Compartilhe o conteúdo!

Educadores

Bruno Rondani

Bruno Rondani

CEO da 100 Open Startups

Fundador e CEO do 100 Open Startups. É engenheiro eletricista e mestre pela Unicamp, e doutor em Estratégia, Inovação e Empreendedorismo pela FGV. Atuando como empreendedor e investidor, Bruno participou da criação de 10 startups, e obteve 2 saídas por aquisição corporativa e um IPO.

Bruno Schlup

Bruno Schlup

Gerente na Bunge Brasil

Formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Blumenau/SC - FURB, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e Especialização em Gestão de Projetos de Inovação Tecnológica pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Gestão de Projetos e Inovação com mais de 8 anos de experiência.

Carlos Loureiro

Carlos Loureiro

Diretor da Unidade de Educação da Pieracciani

Economista, foi durante 16 anos Executivo das Organizações Globo, atuando inicialmente na Globopar (holding do Grupo), assumindo, em seguida a Direção Executiva de Recursos da Editora Globo, por 11 anos. Reúne e domina o pragmatismo da gestão diária dos negócios com o desenvolvimento de soluções empresariais inovadoras focadas no mercado e no ressignificado para os consumidores.

Carlos Loureiro

Carlos Loureiro

Diretor da Unidade de Educação da Pieracciani

Economista, foi durante 16 anos Executivo das Organizações Globo, atuando inicialmente na Globopar (holding do Grupo), assumindo, em seguida a Direção Executiva de Recursos da Editora Globo, por 11 anos. Reúne e domina o pragmatismo da gestão diária dos negócios com o desenvolvimento de soluções empresariais inovadoras focadas no mercado e no ressignificado para os consumidores.

Daniel Rodrigues

Daniel Rodrigues

Gerente na Pieracciani

Gerente, especialista em gestão da inovação e educação corporativa. Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo e pela Escola Superior de Comércio de Marseille – Euromed (França). Nos últimos anos, Daniel tem liderado programas de Inovação Aberta, processos de Gestão da Inovação, de start-ups e formulação de estratégia e visão de futuro em empresas-líderes.

Edson Ito

Edson Ito

Sócio Diretor da Intelligencia

Carreira internacional de 25 anos em 24 países, construída em Inteligência Competitiva, Contra Inteligência e Estratégia nas áreas Industriais, Telecomunicações, Aeroespacial, Defesa Alimentação, Fragrâncias e cooperação internacional. Experiência em Inteligência Competitiva, Contra Inteligência, Estratégia e Inovação na Givaudan, Embraer, Motorola e Ericsson.

Francisco Tripodi

Francisco Tripodi

Sócio-diretor da Pieracciani

Administrador de Empresas, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV. Consultor especializado em gestão de projetos de Inovação Tecnológica, ferramentas e modelos de gestão. Implementou sistemas de gestão de portfólio e priorização de projetos. Coordenou o desenvolvimento do software de Gestão da Inovação, alinhado às exigências do MCTI e da Receita Federal.

Gláucia Costa

Gláucia Costa

Diretora Superintendente na Andrade Gutierrez

Técnica em Edificações pelo CEFET-MG, Engenheira Civil pela UFMG, Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE-UFRJ, MBA com ênfase em Estratégia e Inovação pela COPPEAD-UFRJ e Universidade de San Diego, Doutoranda em Administração com ênfase em Negócios internacionais e Empreendedorismo Global pela COPPEAD-UFRJ.

Igor Veras

Igor Veras

Diretor da área sul e sudeste da Clarke, Modet & Co Brasil.

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, responsável pelo departamento de consultoria e Diretor de Área Sul e Sudeste da Clarke, Modet & Co Brasil. Atua na área de Propriedade Intelectual desde 2014, desenvolvendo projetos de estratégias de proteção, gestão e defesa de ativos intangíveis.

Javier Gerardo

Javier Gerardo

Parceiro da Pieracciani

Engenheiro de Produção com MBA em Gestão Internacional. Vivência de 23 anos em empresas multinacionais de manufatura, dos quais 15 foram desenvolvidos em posições executivas, com responsabilidade pelo gerenciamento geral de empresas, unidades de negócios ou áreas staff, incluindo as áreas administrativa, financeira, industrial, engenharia, qualidade, desenvolvimento de fornecedores, saúd

José Hernani

José Hernani

Sócio-diretor da Pieracciani

Sócio-diretor da Pieracciani. Diretor do CLAEQ Centro Latinoamericano para Inovação, Excelência e Qualidade. Atuou em Cerg Finance Brasil, Price Waterhouse, Rummler-Brache Group, Synchro Sistemas e Trevisan, nas quais acumulou experiência executiva e em consultoria de gestão. Atuou como examinador sênior do Prêmio ABES, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Julio Piccaro

Julio Piccaro

Sócio-diretor da Pieracciani

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, Julio atuou como gerente, assessor de diretoria e consultor junto aos segmentos metalúrgico, automobilístico, alimentos e bebidas, saúde e prestação de serviços. Desenvolveu projetos com empresas de diferentes segmentos na área de Gestão da Inovação, e atuou na consolidação da Norma Brasileira de P,D&I – ABNT NBR 16.501.

Luiz Felipe Cortoni

Luiz Felipe Cortoni

Sócio Diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas

Psicólogo, 29 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e equipes. Iniciou sua carreira em RH na Mercedes Benz do Brasil, foi gerente de RH na Cia. Engenharia de Tráfego. Ex professor universitário nas cadeiras de sociologia e sociologia da educação.

Rogério Chér

Rogério Chér

Sócio na Empreender Vida e Carreira

Chér é Administrador de Empresas pela FGV (SP), com MBA em Comércio Internacional pela USP. Foi Diretor Corporativo de RH da Natura, professor da FAAP nas disciplinas de Formação de Empreendedores e Comportamento Organizacional e professor nos cursos da FGV sobre Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios. É autor do Bestseller “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”

Suzana Leonardi

Suzana Leonardi

CEO na Ampliar Negócios

Formada em Marketing pela ESPM, Suzana Leonardi é mestre em Administração  pela FECAP e especialista em Gestão Estratégica e Tecnológica pela UFRJ. Com mais de 20 anos de experiência, apoiou o desenvolvimento e a criação de diversos negócios e serviços, em startups e instituições estabelecidas, desde a etapa de pesquisa e prospecção até a sua entrada no mercado.

Valter Pieracciani

Valter Pieracciani

Sócio Diretor da Pieracciani

Empresário, consultor, pesquisador e escritor. É especialista em modelos inovadores de gestão. Em 1992 fundou a Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, é sócio-diretor. Dirigiu mais de 500 projetos em companhias-líderes como Nestlé, Ambev, Pirelli, Avon, dentre outras.

Faça parte dessa tribo.

Ao deixar sua informação, receba o boletim Pieracciani.