Lei do Bem: o que muda com a nova lei de compensação de IRPJ e CSLL?

Em 27 de Setembro de 2018

Compartilhe o conteúdo!

Por Francisco Tripodi e Jane Sterzi, especialistas em Funding da Pieracciani

Mudanças significativas no fluxo de trabalho e nos cronogramas de contabilização das empresas beneficiárias da Lei do Bem (11.196/05) foram geradas pela publicação da Lei 13.670/18  em 30/05/2018. A alteração da legislação tributária trouxe novas regras para a compensação de IRPJ e CSLL e gerado dúvidas em alguns de nossos clientes.

O que muda na utilização dos benefícios da Lei do Bem com a alteração da compensação de débitos de estimativas mensais de IRPJ e CSLL?

A nova legislação não permite mais fazer compensação de débitos relativos ao recolhimento mensal por estimativa do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) (balancete de suspensão ou com base na receita bruta) pelo Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).

Entretanto, nada foi alterado na apuração e utilização dos benefícios da Lei do Bem.

A mudança foi na forma de compensação dos créditos gerados de IRPJ e CSLL, que ficou mais restrita.

Mas e agora? Como deve ser feita a compensação dos créditos?

Antes da publicação da nova lei, era possível compensar os pagamentos mensais de IRPJ e CSLL com créditos gerados em outros períodos, de recolhimento a maior, por exemplo, do próprio IRPJ e CSLL. Com a nova lei, a compensação pode continuar sendo feita, mas no ajuste final, na entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Além disso, os créditos devem ser compensados com outros tributos federais. Nesse sentido, a Lei do Bem torna-se um mecanismo ainda mais importante para minimizar os impactos financeiros que essa nova lei poderá gerar para as empresas, reduzindo mensalmente o desembolso dos pagamentos de IRPJ e CSLL.

Conclusão: o cliente não deixará de aproveitar o benefício da Lei do Bem!

Conte com a Pieracciani!
Temos um time de especialistas à disposição para lhe ajudar a aproveitar de forma ampla e segura os incentivos da Lei do Bem. Vai ser um prazer desenvolver uma solução customizada para as necessidades da sua empresa.
Entre em contato com um dos nossos consultores:

Francisco Tripodi
11 993 312 377
ftripodi@pieracciani.com.br

Jane Sterzi
11 992 949 318
jsterzi@pieracciani.com.br

conteÚdos relacionados

Espaço dedicado para promover a inovação e co-criação de soluções baseadas em tecnologias emergentes, como Internet das[...]

Saiba mais
Oracle abre laboratório de inovação em Brasília

Visando modernizar as instituições de ensino superior privadas, o governo lançou o programa de Ação de Fomento à Inovação em Educa

Saiba mais
Finep disponibiliza R$ 500 milhões para projetos de inovação em educação

No último dia 02 de outubro de 2018, durante o 3º Workshop do Sistema de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano)[...]

Saiba mais
Nanotecnologia é tratada como prioridade para MCTIC e FINEP

A questão de que há pessoas que não são criativas é um grande mito! A criatividade, assim como qualquer outra competência[...]

Saiba mais
Saiba como estimular ainda mais sua criatividade!