Fapesp treina startups em programa de inovação

Por Pieracciani, 13 de Maio de 2018

Compartilhe o conteúdo!

Na sequência de atividades do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), 21 startups apoiadas pela iniciativa testarão a consistência dos planos de negócios em relação às demandas de potenciais clientes e às expectativas do mercado.

As análises serão realizadas nas próximas semanas, até o dia 26 de junho. As empresas foram selecionadas para participar do 7º Treinamento PIPE em Empreendedorismo de Alta Tecnologia, iniciado em 9 de maio. A qualificação usa como base o programa “I-Corps”, referência mundial adotada por agências federais de pesquisa norte-americanas.

De acordo com Flávio Grynszpan, membro da Coordenação da Área de Pesquisa para Inovação da Fapesp e um dos coordenadores do programa, a metodologia tem foco no cliente. Organizada em equipe com dois representantes, cada startup deverá realizar cerca de 100 entrevistas com clientes em potencial e usuários, por exemplo. “Isso ocorre para entender os problemas e pontos de dor dos empreendimentos”, explica.

“A ideia não é vender uma solução ao cliente, mas melhorar a proposta de valor no plano de negócio. Nós nos esforçamos pelo casamento do produto com o mercado”, ressalta Hélio Graciosa, que também integra a coordenação do treinamento.

Mentoria

As equipes são orientadas por mentores e comentores indicados pela Fapesp, tanto na prospecção de mercado como em outras ações do programa. Os especialistas são empresários com experiência de negócios e conhecimento do mercado que acompanham e orientam as equipes participantes do programa, sem custo para a instituição.

Participam do treinamento startups com projetos inovadores em diversas áreas. O PIPE Empreendedor é coordenado pelo diretor-científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, com Flávio Grynszpan, Marcelo Nakagawa e Hélio Graciosa como adjuntos.

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br

Pieracciani

Pieracciani

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

conteÚdos relacionados

Espaço dedicado para promover a inovação e co-criação de soluções baseadas em tecnologias emergentes, como Internet das[...]

Saiba mais
Oracle abre laboratório de inovação em Brasília

Visando modernizar as instituições de ensino superior privadas, o governo lançou o programa de Ação de Fomento à Inovação em Educa

Saiba mais
Finep disponibiliza R$ 500 milhões para projetos de inovação em educação

No último dia 02 de outubro de 2018, durante o 3º Workshop do Sistema de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano)[...]

Saiba mais
Nanotecnologia é tratada como prioridade para MCTIC e FINEP

A questão de que há pessoas que não são criativas é um grande mito! A criatividade, assim como qualquer outra competência[...]

Saiba mais
Saiba como estimular ainda mais sua criatividade!